Jogos Escolares de Niterói de 2022 começam nesta segunda

Escolas públicas e particulares terão de volta um calendário esportivo para promover a prática esportiva entre os alunos de Niterói, em 2022. Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação Municipal de Educação que, depois de dois meses da abertura oficial, terá bola rolando nas quadras da cidade. Foram dois anos sem competições em decorrência da Covid-19.

A partir de segunda-feira (08), o Futebol Soçaite dá início ao JEN 2022, a partir das 14h até às 18h, na Ponta D’Areia, com jogos entre os meninos e as meninas. Já no Centrinho, no Pé Pequeno, a partir das 17h, acontece a primeira rodada do Futsal masculino. Ao longo da próxima semana, outras competições devem entrar em campo, e na quadra pela primeira vez. A princípio, foram agendados os primeiros 40 jogos da categoria sub-19. Confira a programação da semana:

Segunda-feira (08): Futebol Soçaite masculino e feminino, a partir das 14h na Ponta D’Areia – Futsal Masculino, a partir das 17h, no Centrinho, Pé Pequeno;

Terça-feira (09): Futsal Masculino e Feminino, a partir das 14h, no Canto do Rio, São Domingos;

Quarta-feira (10): Futsal Masculino, a partir das 17h, no Centrinho, Pé Pequeno – Basquete Masculino, a partir das 17h40, no Centro Esportivo La Salle, Icaraí – Handebol Masculino e Feminino, a partir das 18h, no Liceu, Centro;

Quinta-feira (11): Futsal Masculino e Feminino, a partir das 14h, no Canto do Rio, Centro – Handebol Masculino e Feminino, a partir das 18h, no Liceu, Centro – Vôlei Feminino, a partir das 18h, no Colégio Salesianos da Região Oceânica, Piratininga;

Sexta-feira (12): Futebol Soçaite Masculino e Feminino, a partir das 14h, na Ponta D’Areia – Futsal Masculino, a partir das 18h, no Liceu, Centro – Vôlei Masculino, a partir das 17h45, no Colégio São Vicente, em Icaraí.

São 53 escolas inscritas, entre instituições privadas e públicas, e cerca de cinco mil alunos voltarão a defender seus colégios. Ao todo serão 23 modalidades esportivas, com novecentas partidas entre junho e dezembro. Exemplo disso, será a Altinha, uma tendência entre os jovens, mas que não teve data divulgada até o momento.

O modo de disputa será dividido em três categorias: a primeira conta com nascidos até 2003, a segunda até 2006, e a terceira com quem nasceu até 2009. Além das modalidades habituais como basquete, futsal, vôlei, handebol e futebol society, o JEN 2022 também contará com esportes de praia, que serão disputadas em festivais organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer nos finais de semana. Serão competições de beach soccer, vôlei de praia, handebol de praia, altinha, futevôlei, rugby e futemesa.

Vale destacar que todos os esportes possuem disputas masculinas e femininas, com as exceções da altinha, futevôlei (na 2ª categoria), futemesa e do rugby, que terão certames mistas.

Também terá competições de badminton, basquete 3×3, ginástica rítmica (somente feminino), luta olímpica, natação, skate, judô, tênis de mesa, xadrez e queimado (que será somente feminina).

No Jenzinho, competição sub-10, apenas basquete, futsal, vôlei e handebol serão disputados pelas escolas que inscreveram equipes. Os campeões receberão medalhas e troféus, assim como os segundos e terceiros colocados de cada modalidade. As quatro instituições de ensino mais bem colocadas também receberam troféus, entre eles, o troféu Carlos Boechat, em homenagem ao vereador que faleceu em decorrência da Covid-19, em 2020.