Joel Nascimento comemora 80 anos no Teatro Municipal de Niterói

Hoje, 20, a partir das 20h, o Teatro Municipal de Niterói recebe o consagrado músico Joel Nascimento. No mesmo mês em que completa 80 anos, este que é considerado um dos maiores “chorões” vivos, assim como um dos mais habilidosos intérpretes do bandolim, vai realizar um espetáculo imperdível, trazendo ao palco do Municipal nuances de sua longa e prestigiada trajetória musical.

Multi-instrumentista e compositor, o carioca Joel Nascimento nasceu em 13 de outubro de 1937 e começou sua trajetória musical muito cedo, estudando Cavaquinho, Piano e Acordeom na infância e na adolescência. Ainda nessa época, especializando-se em tangos e boleros, fundou um grupo para tocar em bailes, o Joel & Seu Ritmo.

Depois de quatro anos e meio estudando Piano Clássico no Conservatório Brasileiro de Música, abandonou a música e fez um curso de Técnica Radiológica, passando a trabalhar em hospitais. Em torno de 1969, porém, por intermédio do irmão, voltou a frequentar rodas de choro, ganhou um bandolim de presente e pôs-se a estudar o instrumento. Disposto e executar a suíte “Retratos”, composta por Radamés Gnattali para Jacob do Bandolim, foi falar com o compositor, que o encorajou. Depois de meses de estudo, executou a suíte, acompanhado pelo autor.

A partir de então, começou a participar de gravações, tornando-se um dos bandolinistas mais requisitados pelos intérpretes. Seu primeiro disco solo, Chorando pelos Dedos, foi lançado em 1975. Participou da formação original da Camerata Carioca e aos poucos foi se livrando do padrão instituído por Jacob do Bandolim para a execução no instrumento.

Joel tocou ao lado do guitarrista inglês John McLaughin, do flamenco Paco de Lucia, de Raphael Rabello e Artur Moreira Lima, excursionando por diversos países e chegando a angariar prêmios de melhor instrumentista. Tem discos lançados no Japão e é autor de composições como “Meu Sonho” e “Sorriso de Criança”.

A classificação etária é livre, a duração do show será de 75 minutos e os ingressos custam R$ 40 (inteira). O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35 no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1624.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =