João e Maria, com toque feminino

O Teatro Municipal de Niterói recebe, de 07 a 15 de outubro de 2017, sábados e domingos às 16h, o espetáculo infantil João e Maria – Uma História Brasileira. Na versão apresentada pela Cia. de Repertório de Teatro Musical, esse clássico, assinado pelos Irmãos Grimm, é transportado para o sertão nordestino, com ares de cordel e repente, tendo seus personagens adaptados para a realidade de nosso país. Classificação indicativa livre, ingressos: R$ 30,00 (inteira). 

O Espetáculo 
A história de João e Maria todo mundo conhece. Duas pobres crianças, rejeitadas por sua madrasta, se vêem perdidas no meio da floresta, indo cair nas mãos de uma perigosa feiticeira. Nesta adaptação, que nos oferece um ponto de vista feminista, ressaltando a força da mulher nordestina, Maria e João, duas pestinhas, se perdem no meio da Caatinga. Raimunda a madrasta emergente que sonha apenas em ter o seu próprio conforto, trama o sumiço dos dois, enquanto seu marido Zé Honesto, um artesão da terra, vai a cidade arrumar um trocado pra sobrevivência de sua família. 

Os dois, perdidos, cansados e famintos, vão parar no barraco da Velha Mandingueira, uma casinha feita de rapadura, pé-de-moleque, sorvete de açaí, cuscuz e etc. Essa velhinha, a quem eles chamam de “Tia Lindinha”, é uma arretada mandingueira que vive de sarapatel de gente, se alimentando de crianças abandonadas. 

Assim contada, a história das crianças alemãs, toma ares de fábula sertaneja, pontuada ao vivo por violeiros e percussionistas, transformando a encenação num espetáculo genuinamente popular. Uma diversão para crianças e adultos, com garantia de boas gargalhadas!

“João e Maria – Uma História Brasileira” tem texto, direção e coreografias de Marcello Caridade, e traz à cena os atores Priscilla Borring (Raimunda/Velha Mandingueira), Erick Antoniazzi (Zé Honesto), Thainá Lana (Maria), Matheus Lana (João) e Anderson Calábria como o violeiro contador. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *