Niteroienses aproveitam reabertura para investirem em empreendedorismo

De criação de marca de bebida a novo conceito de barbearia são algumas das opções para o consumidor que mora em Niterói

Muitas pessoas e empresas conseguiram driblar a crise financeira causada pela pandemia e enxergar novos caminhos e ideias exatamente nesse período tão crítico. E com os dados de casos e óbitos caindo nos últimos dias, há quem está aproveitando o momento para investir em negócios em Niterói. Isso é motivado pelo avanço da vacinação, que também tem proporcionado uma circulação maior dos clientes nas lojas.

Três empreendedores, atentos a essa movimentação, resolveram que era a hora de tentar algo novo no mercado. Trata-se dos irmãos Bruno Palmieri Soares e Bernardo Moraes Soares e do barbeiro Seu David. E o que é mais curioso. Os três resolveram unir forças em torno de um tema pouco realizado. Transformar um salão de corte de cabelo e barbearia como um ponto de encontro.

Nascido no Largo da Batalha, Seu David completou em 2021 mais de 4 décadas trabalhando como barbeiro no em Niterói. Inicialmente, foi duramente atingido pela crise econômica causada pela pandemia, mas com a reabertura gradual do comércio conseguiu realizar o sonho de ter a própria barbearia, e logo em um dos locais mais nobres da cidade: na esquina das ruas Nóbrega e Professor Miguel Couto.

O local oferece um espaço moderno, uma sala para que o cliente possa ir com a família ou amigos, podendo ainda assistir uma partida de futebol ou fazer uma reunião profissional enquanto corta o cabelo ou faz uma barba. E é aí que os irmão Bruno e Bernardo entram em cena, pois ambos resolveram criar uma marca de gin que consta como uma das opções de cardápio para quem vai cortar o cabelo com Seu David.

Cabeleireiro há mais de 40 anos, Seu David resolver inovar em plena pandemia. Foto: Karina Martini

Fazenda como ponto de partida para a elaboração da bebida

Bruno já era empresário, educador físico e dono de uma academia em Teresópolis, mas tinha a ideia de empreender em outro setor, mais rural e fora do circuito da cidade grande. Como a família já tinha uma propriedade rural na zona rural Minas Gerais e gostava de gin, os irmãos pensaram em investir nesse ramo pois apesar de fazenda combinar com cachaça, concluíram que já havia muitas empresas dentro desse segmento.

Foi a partir dessa ideia em meio à pandemia, Bruno e Bernardo, morador de Niterói, resolveram criar uma marca de gin, a B&B Gin, resultado do gosto pessoal dos dois pela bebida aliado à oportunidade de futuramente usar a propriedade familiar para a produção da bebida. Mas antes de colocaram a ideia em prática, os irmãos fizeram um curso de preparação da bebida, estudando durante um ano sobre aromas e sabores.

Irmãos Bernardo (esquerda, de camisa preta) e Bruno Soares (direita, de blusa cinza) resolveram criar um marca de gin. Foto: Gabi Borrea

“Tivemos a ideia de tornar nossa propriedade mais produtiva e movimentada. A princípio pensamos em várias coisas, mas já sabendo da grande popularização da alta do gin no Brasil e sendo adoradores da bebida, resolvemos começar com uma produção em pequenos lotes. E aproximadamente um ano estudando sobre gin nasceu a marca B&B Gin que representa as iniciais de nossos nomes (Bruno & Bernardo)”, explica Bruno complementando que o irmão Bernardo ajudou no negócio da família com a sua também experiência em administração de empresas.

O primeiro lote da bebida foi produzido em uma fábrica parceira, dentro de todos os protocolos necessários para a produção do gin e Bruno já adianta que os próximos lotes serão produzidos na propriedade familiar, preparada especialmente para receber a destilaria. Além disso, ele explica que a bebida clássica é feita no estilo London Dry, com receita exclusiva feita de 10 botânicos cuidadosamente selecionados, entre eles: Zimbro, Casca de Laranja Bahia, Raiz de Angélica, Pimenta Jamaica, Canela em Pau e Coentro.

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