Investimentos em estradas estaduais não contemplam Niterói

Raquel Morais

Desde o começo de 2021 o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está anunciando muitas intervenções em diversas estradas em vários municípios. Mas, como acontece desde 2015, um importante trecho de Niterói não é beneficiado pelas obras. Trata-se do viaduto de Maria Paula, que teve um trecho danificado após um acidente e que quase seis anos depois ainda não foi reparado. Nessa semana a obra de recuperação aconteceu na RJ-102, em Maricá, e o órgão não deu previsão de conserto do trecho na RJ-100 (Niterói).

O DER-RJ confirmou que as obras de recuperação da ponte em Ponta Negra, em Maricá, e a estrutura está localizada na RJ-102 e liga as duas margens do canal de Ponta Negra. A reforma manterá as duas faixas de rolamento, com guarda-corpos para pedestres em ambos os lados e largura total de nove metros. A extensão é de aproximadamente 38 metros, com vão livre sobre o curso d’água de 41 metros, além de 3,8 metros de altura.

As ferragens estão sendo consertadas e os operários estão trabalhando na parte estrutural da ponte, com término previsto em oito meses e custo de R$ 694.074,32.

“Depois da reforma, o tráfego nas duas pistas será liberado integralmente. Por isso, a recuperação da ponte é muito importante para a população local”, afirmou Luiz Roberto Pereira de Souza, presidente do DER-RJ.

O local foi quebrado em 21 de julho de 2015 após o motorista de um ônibus perder o controle do veículo e cair do próprio viaduto, na RJ-104. O acidente deixou 13 pessoas feridas e desde então nenhuma mudança foi feita.

“Não colocaram um guarda corpo provisório, uma placa e nem um tapume. No local nasce mato e até pequenas árvores. Eu não entendo porque o governo investe em uns lugares e não investe em outros. Em 2021 completará seis anos dessa destruição. Isso é um absurdo”, relatou o aposentado Carlos Vieira, 59 anos, morador de Tribobó.

O DER foi procurado para explicar sobre as obras de Niterói, no viaduto de Maria Paula, mas o órgão não se manifestou até o fechamento desta edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =