Inverno volta na primavera

Raquel Morais

Depois de longas semanas sem chover significativamente, na tarde do último domingo, os céus resolveram liberar a chuva, que deve perdurar por toda a semana. A estimativa de melhora na temperatura é apenas para o domingo, quando a máxima deve chegar aos 28ºC. A forte chuva que assolou a segunda-feira deixou reflexos negativos em São Gonçalo. Bairros como Alcântara, Neves, Centro e Colubandê sofreram com o lixo que se espalhou e pontos alagados.

Ontem foi o dia de tirar o guarda-chuva da bolsa e o casaco do armário. Na Rua Yolanda Saad Abuzaid, no Alcântara, calçadas e ruas ficaram com grandes poças de água e pedestres tinham que redobrar a atenção para caminhar e atravessar na faixa de pedestre. O tempo ruim juntou vento, temperatura baixa e chuva. “Tudo em excesso é ruim. O calor sem dar uma trégua é muito ruim e fiquei torcendo para chover. Aí quando começa a chover eu também não acho bom”, brincou a dona de casa Ana Célia Martins, 53 anos.

Em um dos acessos à Rua Capital Juvenal Figueiredo, no Colubandê, na altura do Ceasa, um trecho da rua ficou completamente alagado. Os motoristas tiveram dificuldade em trafegar e os pedestres também não passaram pela calçada. Na margem da RJ-104 muito lixo ficou acumulado e até o início da tarde de ontem, não tinha sido recolhido pela companhia de limpeza. Na Rua Oliveira Botelho, em Neves, na altura da Rua Marechal Floriano a situação também ficou grave, com alguns pontos de alagamento.

Hoje, em São Gonçalo, o Climatempo estima a temperatura mínima em 17ºC e a máxima em 24ºC. Para amanhã, a mínima chega aos 18ºC e a máxima em 29ºC. Já na quinta e sexta-feira a mínima chega aos 20ºC e a máxima aos 34ºC, respectivamente. A Prefeitura de São Gonçalo foi questionada sobre a situação da cidade e informou que a Defesa Civil recebeu apenas um chamado de deslizamento, em Maria Paula, sem vítimas e sem danos à residência.

NITERÓI
Em Niterói a chuva também causou alguns estragos, mas o tempo fechado, neblina e frio incomodaram os niteroienses mais do que a chuva. Os termômetros chegaram a marcar 18ºC em São Francisco, por exemplo. Segundo o Climatempo, para hoje a mínima permanecerá nos 18ºC e a máxima chega aos 23ºC. Para amanhã, a mínima subirá para 19ºC e a máxima para os 28ºC. Já na quinta e sexta-feira a mínima ficará em 22ºC e a máxima em 33ºC. Sobre a chuva, a Defesa Civil de Niterói informou em nota que não registrou nenhuma ocorrência por conta das chuvas. A equipe operacional da secretaria segue atendendo normalmente demandas de vistorias. O município está em estágio de vigilância (estágio normal). Em casos de ocorrências provocadas pela chuva, o morador deve acionar o órgão pelo número 199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 8 =