Inverno terá oscilação de temperatura e pouca chuva

Raquel Morais

Para quem já está se acostumando com o clima mais frio, a chegada do inverno está bem próxima. O inverno começa às 1h24min de amanhã e termina às 17h02min do dia 22 de setembro. Segundo o Climatempo, uma das principais características do inverno no Brasil é o tempo seco e a escassez de chuva. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também chama atenção para o clima e o favorecimento de procedimentos dermatológicos e as principais doenças de inverno como dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.

Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, no Rio de Janeiro a expectativa de chuva é abaixo da média em julho. “Em agosto e setembro a chuva deve ficar próxima da normalidade, ou seja, pode chover muito pouco nesse período. Julho será de semanas frias intercalando com semanas quentes e agosto e setembro o frio fica retido às noites, madrugadas e começo de manhã”, comentou.

A SBD informou em nota que durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum os banhos serem mais quentes, o que provoca uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Ainda segundo informe tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

E o friozinho traz com ele uma vontade extra de comer e quem comemora a chegada da estação é o empresário Fernando Barreira, que confirmou que o inverno é uma boa época para alavancar suas vendas, já que trabalha com uma casa de massas e pizzas. “As pessoas escolhem esses dias mais frios para comer massas, comidas com molhos e as pizzas. Também sempre temos opções de sopas e caldos em nosso cardápio”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + oito =