Integração no policiamento propicia uma maior agilidade

Augusto Aguiar –

A maior mobilidade da Polícia e acionamento de viaturas para ocorrências, na rotina de combate à violência está cada vez mais ligada à ação integrada das forças de segurança nos grandes centros. Essa integração garante retorno inclusive na diminuição de gastos. Em tempos de escassez de recursos, cidades como Niterói e Rio procuram tirar proveito dessa união de forças. Em julho desse ano, o município de Niterói apresentou medidas relacionadas à Segurança Pública de apoio às forças policiais. O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Márcio Rocha, revelou na ocasião a importância e o crescimento da adesão ao Programa Estadual de Integração a Segurança (Proeis) na região.

Fazem parte ainda e estão presentes nas ações de combate à criminalidade o 4º Departamento de Polícia de Área (DPA), além da Secretaria de Ordem Pública (Seop), com a ampliação da ação da Guarda Municipal. A mais recente iniciativa está sendo o patrulhamento nas ruas com PMs e patrulheiros (reservistas), que estão sendo contratados via concurso público. A implementação e ampliação do patrulhamento com bicicletas em vários pontos da cidade está sendo agregada ao sistema integrado, tudo coordenado por câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e da parceria ONG Viver Bem/12º BPM.

A redução do tempo de despacho de viaturas para ocorrências policiais e situações de emergência em 70% é um dos resultados obtidos com a integração das forças policiais no Rio, onde não está ocorrendo sobreposição de pedidos e deslocamentos desnecessários. De acordo com o superintendente de Gestão Integrada do CICC, George Freitas, as respostas são rápidas, em situações de risco, com melhor aproveitamento de recursos e ações. A agilidade nas situações de emergência e grande capacidade de articulação e coordenação entre órgãos trouxe também importante papel no suporte a grandes eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − um =