Instituto Vital Brazil inaugura seis novas áreas

Raquel Morais –

Na manhã desta quarta-feira (05), o Instituto Vital Brazil (IVB) inaugurou seis novas áreas que vão ajudar cientistas em suas pesquisas, além de áreas de convivência para funcionários e parte do museu. Na cerimônia, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior, prontificou-se a repassar mais uma verba para a conclusão do Museu Interativo, que poderá ser inaugurado ainda esse ano. Além da novidade cultural, o instituto também poderá expandir os serviços prestados para o teste do pezinho na rede municipal de saúde, através da nova tecnologia implantada para colher os resultados.

Segundo o IVB, a unidade passou a contar com novas áreas para atuação e desenvolvimento, que abrangem dois laboratórios, espaço para exposição de peças que contam porte da história da ciência e do Instituto ao público e a reforma do grêmio recreativo com atividades sociais e esportivas voltadas para os funcionários do instituto. Embalagem Secundária de Medicamentos Sólidos Orais, o Laboratório Integrado de Ciência Aplicada Otílio Machado, o Laboratório de Triagem Pré e Neo-Natal Vital Brazil Filho, o Espaço de Exposição Aberto Baldissara, a reforma da Sede do Grêmio Recreativo Vital Brazil e a Pedra fundamental do Museu Interativo Vital Brazil.

O presidente do instituto, Edimilson Migowski, explicou que, para as obras e reformas dos espaços inaugurados, foram firmadas parcerias com a própria Secretária de Estado de Saúde (SES) e também Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), por exemplo. A grande novidade para 2018 será a inauguração do Museu Interativo Vital Brazil. “Só falta cerca de 15% para conclusão desse museu e já conseguimos apoio do secretário. Acredito que com cerca de R$ 150 mil até R$ 200 mil finalizamos o que falta e entregamos essa obra ainda esse ano” pontuou.

Questionado sobre o pedido de recurso para finalização dessa obra, o secretário confirmou a liberação desse aporte. “É uma obra de grande importância para a cidade de Niterói, com importância das pessoas entenderem o que significa a educação conjugada com a saúde pública. Isso vai ajudar a influenciar novas pessoas a seguirem carreira de estudo e pesquisa e desenvolvimento na área da saúde. Vamos fazer a descentralização e eles vão licitar para uma empresa tocar essa obra, com recurso liberado ainda esse ano”, finalizou.

Migowski reforçou ainda que o Laboratório de Triagem Pré e Neo-Natal Vital Brazil Filho, responsável pela realização do teste do pezinho na rede estadual, poderá expandir seus serviços para a rede municipal. “Mudou a tecnologia para realização do teste do pezinho que a gente faz. Atendemos uma média de 20 mil pacientes por mês e está tendo atrasos para esses resultados, que tem suporte do Ministério da Saúde. A expansão poderá também ser para o município”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =