Instituto Vital Brazil ganha sanitização contra Covid-19

Para tentar diminuir a contaminação da Covid-19 o Instituto Vital Brazil (IVB), localizado em Niterói, e a fazenda, em Cachoeiras de Macacu, em que está sendo estudado o plasma em cavalos para o combate ao coronavírus, passaram por um processo de sanitização. A medida aconteceu nesse final de semana e englobou o prédio principal. E essa foi a segunda vez que os espaços ganham a solução química que forma uma película de proteção.

O IVB explicou que o serviço foi realizado em parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae). A higienização foi feita com uma solução de quaternário de amônia em água, o que funciona como uma película que mata os micro-organismos e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado. A substância tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o aumento dos casos da doença e do número de internações a Diretoria Executiva confirma que a ideia é que a sanitização ocorra regularmente nos dois locais. O IVB está vinculado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde e completou 100 anos em 2019.

HISTÓRIA
O IVB foi criado em 3 de junho de 1919, em Niterói, fundado pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950). No decreto que o oficializou, o laboratório foi nomeado Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária. No entanto, desde o primeiro dia de funcionamento, os funcionários do Instituto recusaram o nome oficial e batizaram o novo centro como “Instituto Vital Brazil”, nome que permanece até hoje em homenagem ao fundador.

Vital Brazil escolheu vir a Niterói a convite do presidente do Estado do Rio de Janeiro daquela época, Raul de Morais Veiga. Naquela época, o Instituto localizava-se na Rua Gavião Peixoto, 360, em Icaraí. Fabricava produtos veterinários, biológicos (soros e vacinas) e farmacêuticos. No entanto, desde sua fundação, Vital Brazil sempre baseou as atividades do Instituto não apenas em produção, mas em pesquisa e formação. Em 1920, o Instituto Vital Brazil iniciou oficialmente atividades na antiga Olaria Santa Rosa, local aonde se encontra até hoje. Ao redor da ex-Olaria, nasceu o tradicional bairro Vital Brazil, na zona sul de Niterói. Neste mesmo ano, Vital Brazil instala em dez cidades do interior do Brasil postos antiofídicos, para facilitar aos interioranos o acesso à informação e a coleta de animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 7 =