Instituto Vital Brazil comemora seu centenário

Raquel Morais –

Perto de completar um centenário de fundação, o Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói, é um grande polo de ciência e um dos quatro produtores de soro antiofídico do País. Motivos para comemorar no próximo dia 3 é que não faltam. O neto do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950), Érico Vital Brazil, contou um pouco da história do instituto e da importância dos estudos do avô em tratamentos, pesquisas e formações científicas.

Atualmente, o IVB tem 785 serpentes, 3 mil aranhas, 1 mil escorpiões amarelos e capacidade de produção entre 250 e 300 mil ampolas de soro por ano. E por causa do aumento do número de acidentes com abelhas no país, cerca de 11 mil por ano e média de 140 mortes, o centro de pesquisa está há oito anos desenvolvendo o primeiro soro antiapílico no mundo. A criação tem parceira com o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e será usado contra picadas de abelhas africanizadas.

Érico, que é historiador desde a década de 1990, administra há 12 anos um pequeno museu que reúne parte do acervo do seu avô, chamado Casa de Vital Brazil, que fica em Campanha, no Sul de Minas Gerais. “Infelizmente não conheci meu avô pessoalmente, mas toda a história dele e dos seus feitos me aproximaram dessa memória. Fico muito emocionado em ver a magnitude e importância dele para todo o mundo. É incrível a visão que ele teve e a dedicação para o estudo”, contou.

O neto do cientista também frisou sobre a importância de Niterói para Vital Brazil. “Ele escolheu o município de Niterói por ser de frente para a Baía de Guanabara, na época que nem tinham esses empreendimentos imobiliários na cidade. Além disso, a cidade era capital do Rio de Janeiro e queria dar força à cidade”, completou Érico. Ele contou também que toda a família tem muito orgulho da história que o avô construiu. “A família é imensa e quando junta todo mundo é uma farra”, brincou Érico, que revelou que o avô teve 18 filhos, 54 netos e mais de 200 bisnetos.
O IVB é um dos quatro centros de pesquisas no país dividindo a ciência apenas com o Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (Paraná).

HOMENAGENS
Na próxima quinta-feira (30), às 19h, a Associação Médica Fluminense (AMF) prestará uma homenagem ao IVB e honrosas reverências ao cientista sanitarista Vital Brazil, no Salão Nobre da sede, em Icaraí. O evento contará com uma palestra magna, abordando o centenário do IVB e a vida do pesquisador, pelo diretor-presidente do instituto, Roberto Pozzan. A reunião será presidida pela secretária municipal de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos.

HISTÓRIA
O IVB foi criado em 3 de junho de 1919, em Niterói, fundado pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950). No decreto que o oficializou, o laboratório foi nomeado Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária. No entanto, desde o primeiro dia de funcionamento, os funcionários do Instituto recusaram o nome oficial e batizaram o novo centro como “Instituto Vital Brazil”, nome que permanece até hoje em homenagem ao fundador.

Vital Brazil escolheu vir a Niterói a convite do presidente do Estado do Rio de Janeiro daquela época, Raul de Morais Veiga. Naquela época, o Instituto localizava-se na Rua Gavião Peixoto, 360, em Icaraí. Fabricava produtos veterinários, biológicos (soros e vacinas) e farmacêuticos. No entanto, desde sua fundação, Vital Brazil sempre baseou as atividades do Instituto não apenas em produção, mas em pesquisa e formação. Em 1920, o Instituto Vital Brazil iniciou oficialmente atividades na antiga Olaria Santa Rosa, local aonde se encontra até hoje. Ao redor da ex-Olaria, nasceu o tradicional bairro Vital Brazil, na zona sul de Niterói. Neste mesmo ano, Vital Brazil instala em dez cidades do interior do Brasil postos antiofídicos, para facilitar aos interioranos o acesso à informação e a coleta de animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =