Inscrições abertas para I Mostra de Artes Negras

Estão abertas as inscrições para a I Mostra de Artes Negras de Macaé. A programação é direcionada aos alunos da rede municipal, estadual e privada, além dos atendidos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio no site oficial da prefeitura www.macae.rj.gov.br. A mostra será realizada no dia 30 de maio, na Rinha das Artes.

Profissionais que atuam em escolas ou em outras instituições já podem preparar trabalhos artísticos inéditos com foco para os gêneros africano, afrobrasileiro, afroindígena ou afroamericano. Podem se inscrever estudantes a partir de três anos da Educação Infantil, primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. A expectativa é que os alunos usem de criatividade para expor as produções desenvolvidas em salas de aula.

Para a programação, que faz parte do calendário da rede municipal, poderão ser apresentadas peças teatrais, de dança, obras musicais, exposição de artes plásticas, produção cinematográfica curta, raps, poesias, capoeira, jongo, maculelê, maracatu, entre outras manifestações culturais com gêneros e estilos musicais com destaque africano.

A primeira edição da mostra tem como propostas integrar escolas, destacar a convivência harmoniosa; estimular a criatividade individual e coletiva; a produção coletiva e a socialização dos resultados positivos; promover a circulação de bens culturais; incentivar e divulgar os trabalhos dos participantes e a criação e a manutenção de espaços de cultura, além de reforçar a descoberta de novos talentos. Todos os participantes receberão certificados.

Para participar da programação, as escolas devem seguir critérios específicos como, por exemplo, apresentações de no máximo em cinco minutos. Os professores e alunos com dúvidas quanto ao festival devem comparecer na sala do Programa de Cultura Afro-Brasileira. O setor funciona na sede da Secretaria de Educação, situada na rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro.

A I mostra de Artes Negras será realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica, Superintendência de Educação Integrada, Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais com o Programa de Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 10 =