Inea deflagra operação para coibir estacionamento irregular em Cabo Frio

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio realizou uma fiscalização na Praia do Algodoal, que fica próxima às Dunas de Cabo Frio, área abrangida pelo Parque Estadual da Costa do Sol para reprimir estacionamento irregular. A ação teve o apoio do Comando de Polícia Ambiental.

Durante a ação, a equipe multou e rebocou vários veículos que estavam estacionados sobre área de restinga. Para proteger esse ecossistema da Mata Atlântica, o Inea havia cercado todo o trecho com mourões. Durante a fiscalização, os técnicos constataram que a cerca foi arrancada, a fim de facilitar a entrada de veículos. O cercado foi refeito.

“O Parque Estadual da Costa do Sol é a unidade de conservação sob gestão do Inea com o maior numero de visitantes por ano. Nós estamos intensificando as ações de fiscalização e gestão de visitação nas principais praias, com a parceria da Prefeitura de Cabo Frio e policiais da Unidade de Policiamento Ambiental da Costa do Sol. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma melhor qualidade da visitação publica com o menor impacto ao Parque.” Explica Andrei Veiga, Gerente da Unidade de Conservação (GEUC).

O Inea reitera que as fiscalizações estão sendo intensificadas principalmente neste período, quando aumenta o número de visitantes na unidade de conservação.
O Parque Estadual da Costa do Sol, localizado na Região dos Lagos, foi criado pelo Decreto Estadual nº 42.929 em 18 de abril de 2011, e tem aproximadamente 9.841 hectares. É dividido em quatro setores: partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *