Indígenas são imunizados em Maricá

Como previsto no plano de vacinação, a cidade de Maricá iniciou na terça-feira (19) a imunização da população. O ato solene aconteceu no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. A vacinação será, inicialmente, em profissionais da saúde, idosos em asilos e tribos indígenas.

Maricá é um dos três municípios do estado – ao lado de Angra dos Reis e Paraty – a ter cobertura vacinal para povos indígenas, e dadas as condições de distribuição das primeiras doses aos estados, o primeiro no país a iniciar a imunização de todo um grupo prioritário de uma aldeia indígena.

As primeiras doses para esta população foram aplicadas na terça-feira (19) na aldeia Tekoa Ka’aguy Ovy Porã (“Mata Verde Bonita”, na língua guarani), em São José de Imbassaí. Três integrantes da comunidade receberam as primeiras doses, que continuam a ser aplicadas, totalizando 44 indígenas imunizados. O povo guarani recebeu os agentes utilizando pinturas corporais, as mesmas que usam em dias de celebração.

Maricá recebeu a quantidade de doses pra vacinar 0,88% da população. Por conta disso o plano de vacinação terá que ser reajustado. O quantitativo é baseado em métricas do Ministério da Saúde, que, segundo dados da Prefeitura, não correspondem com a realidade do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =