Índices apontam: Niterói está mais perto do estágio Amarelo 1

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou em transmissão de vídeo ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura na noite desta quinta-feira (24/09) que o indicador-síntese da contaminação por coronavírus na cidade reduziu para 5,88. A medição, estruturada por autoridades sanitárias nacionais, determina a mudança de estágio de contaminação de uma população a partir de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos. Quando atingir o índice 5, Niterói passará da fase atual, Amarelo 2, para Amarelo 1, cujo isolamento se torna ainda mais flexível.

“Trata-se de um métrica séria, que integra 12 índices, estruturada com os melhores especialistas do país e observada pelos técnicos da saúde e vigilância epidemiológica da nossa Prefeitura. Essa boa notícia não é por acaso: nosso município foi o primeiro a realizar sanitização e testagem em massa, em um total de 98.600 testes realizados, um dos maiores números do país, além da criação do primeiro hospital exclusivo para Covid-19 no país. Temos também a menor taxa de letalidade e de ocupação de leitos da Região Metropolitana, que é de 25% totais, entre rede pública e particular. E ainda fomos a primeira cidade do país a criar programas de auxílio a pessoas e empresas”, elenca o prefeito.

Rodrigo Neves atribui a conquista do baixo risco de contaminação principalmente ao trabalho dos profissionais de saúde na linha de frente no combate ao coronavírus – aos quais chama de “heróis anônimos” – e aos esforços individuais dos cidadãos niteroienses. “Vamos continuar reduzindo e mantendo sob controle as taxas de letalidade e de ocupação de leitos com a disciplina de cada um de nós, que é fundamental e determinante para conter a pandemia. Enquanto a vacina não é criada, é preciso perseverar. Continuemos unidos pela vida”, exclama.

Outro anúncio importante foi o agendamento, para o próximo dia 30, do pagamento do aporte de recursos municipais às escolas particulares de educação infantil que se habilitaram a oferecer bolsas de estudos para crianças da periferia. Já o programa Empresa Cidadã foi prorrogado até dezembro, sem necessidade de os beneficiários renovarem o termo de adesão. De acordo com o prefeito, mais de 12 mil empregos estão sendo preservados com a implantação desse auxílio.

O boletim epidemiológico atualizado da Prefeitura de Niterói contabiliza nesta quinta, dia 24, o total de 12.158 casos confirmados, 11.522 pacientes curados e 412 mortos desde o início da pandemia, em fevereiro. No momento, há 89 doentes hospitalizados e 135 se recuperando em isolamento domiciliar. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, avisou aos profissionais de saúde que queiram ser voluntários dos testes da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovach Biotech em parceria com o Instituto Vital Brazil, para enviarem e-mail para vacinacovid19vitalbrazil@gmail.com informando o nome completo, um telefone para contato, a unidade em que trabalha e ao cargo ocupado.

Sobre a liminar da 3ª Vara Cível que na terça-feira (22) suspendeu a retomada das aulas do Ensino Médio liberadas pela Prefeitura na segunda (21), Rodrigo Neves comentou somente que notificou o Sindicato das Escolas Particulares sobre a decisão judicial. “Nosso objetivo é retornar com essa atividade, porém com todo o cuidado necessário”, resumiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − oito =