Imigração inspira mostra na Aliança Francesa de Niterói

“O mundo é minha pátria: a migração haitiana e senegalesa no Brasil”. Esse é o tema da exposição que marca a estreia dos eventos na Aliança Francesa de Niterói (AFN) em 2017, Em cartaz até dia 6 de abril, com entrada gratuita. A mostra reúne fotos de Diego Vara, Mateus Bruxel e Tadeu Vilani, e propõe um olhar atento sobre a realidade dos estrangeiros que tentam se integrar à realidade brasileira.

Os fotógrafos acompanharam de perto, desde 2014, o dia a dia e os desafios de haitianos e senegaleses que vieram morar no país em busca de futuro melhor. A exposição faz parte das atividades em comemoração ao mês dedicado à francofonia, celebração do idioma francês. O objetivo da mostra é apresentar a diversidade e a cultura de países que têm a língua francesa como materna.

O trabalho fotográfico, composto por 15 imagens em cor e em preto e branco, pode ser conferido até 6 de abril, de segunda-feira a sábado. Atualmente, há mais de 50 mil haitianos em território brasileiro. A imigração senegalesa é mais recente, mas os objetivos são, em geral, os mesmos: encontrar um emprego no Brasil e enviar dinheiro para casa.

A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52 (2ª andar) em Icaraí. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 20h, e aos sábados, de 8h30min às 12h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (21) 2610-3966.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =