Imagem peregrina do Círio de Nazaré chega a Niterói

Raquel Morais –

Os devotos da Nossa Senhora de Nazaré vão ter motivos para se emocionar durante a manhã de hoje. A imagem peregrina da padroeira do Pará passará por Niterói e terá direito a missa e procissão pelas ruas da cidade. Essa é a 10ª edição do evento, que também é organizado pela Arquidiocese de Niterói, parte do Círio de Nazaré, onde a imagem percorre dezenas de cidades em todo o país.

Às 7h30min Dom Luís Antônio Ricci receberá a imagem junto à Base Aérea Militar das mãos do Cardeal Dom Orani João Tempesta. Às 8h30min terá uma celebração na Ilha de Mocanguê com os oficiais da Marinha e a saída para Niterói será às 9h. Está prevista para 9h20min a entrega da imagem na Catedral São João Batista, no Centro de Niterói. Ao meio-dia será celebrada uma missa na catedral, presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, seguida de procissão pelas ruas de Niterói com destino para as Barcas às 13h20min, onde a imagem será entregue para responsável da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Praça XV, às 14h.

O padre responsável pela vinda da imagem peregrina em Niterói, Leandro Freire, explicou a devoção dos fiéis pela padroeira do Pará. “O Círio de Nazaré é uma devoção muito forte no Nordeste e Norte Brasileiro e uma tradição muito antiga da igreja. Tem todo um simbolismo principalmente por causa da corda do Círio que as pessoas vão seguindo e também das tentativas frustradas de levar a imagem para Portugal, através do mar, e isso foi visto como um sinal de Deus para que essa imagem ficasse no Brasil”, sintetizou o pároco responsável pela Paróquia São Francisco de Assis, no Apollo II em Itaboraí.

De acordo com a Mitra, até domingo a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro programou uma série de eventos. Esta é a décima edição do Círio de Nazaré na cidade, trazido ao Rio pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta que, por quatro anos, foi Arcebispo de Belém do Pará. A celebração ocorre, tradicionalmente, no segundo domingo de outubro, em Belém do Pará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + quinze =