III Festival de Orquestras Aprendiz no Teatro Municipal

O projeto Quarta Clássica do Teatro Municipal de Niterói vai receber no próximo dia 5 às 19h, o III Festival de Orquestras do Programa Aprendiz – Música na Escola, encontro de todos os grupos orquestrais do Aprendiz. Para a apresentação, os grupos prepararam um repertório eclético que vai de canções infantis a grandes clássicos nacionais e internacionais.

Os grupos de referência a se apresentar no evento são: Orquestra Guerra Peixe; Orquestra Interculturalidades I, composta por alunos das Escolas Municipais Julia Cortines e Paulo de Almeida Campos; Orquestra Interculturalidades II; Orquestra Villa-Lobos, composta por alunos da Escola Municipal Villa-Lobos; Orquestra Pendotiba, composta por alunos das Escolas Municipais Sítio do Ipê e Diógenes de Mendonça; estreia do Coro Aprendiz; o grupo Camerata Barroca Aprendiz; e a Orquestra Sinfônica Aprendiz. Desta forma, o público poderá apreciar diferentes formações orquestrais, infantil, juvenil, e máster.

O repertório dessa edição inclui canções infantis como “Passa passa gavião” de Heitor Villa-Lobos; navega pelo folclore brasileiro e internacional com “Peixe vivo” e “Canção francesa”, respectivamente; revive clássicos da nossa MPB com “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e “Aquarela” de Toquinho e será finalizado com uma composição internacional consagrada, a “Sinfonia Inacabada”, do austríaco Franz Schubert.

O Programa Aprendiz-Música na Escola é um projeto de educação musical criado na cidade de Niterói – RJ em 2001, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação – FME) e da Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói – FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Após mais de uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008. Hoje, a principal orquestra do Programa, a OSA é formada por jovens aprendizes provindos das escolas envolvidas no Aprendiz, que passam a ter aulas diárias de instrumentos e prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede da ação. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades – grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas.

Ao longo dessa trajetória de mais 15 anos de trabalho, o Programa Aprendiz já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes em Niterói, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.
A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Os ingressos custam R$ 10 e o Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35 no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1624.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =