Igreja Nossa Senhora da Conceição comemora 347 anos

Raquel Morais –

Hoje (17) a Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição de Niterói completa 347 anos de história, mas a comemoração será no domingo, com missa em Ação de Graças às 11h. Após a celebração eucarística, que será ministrada pelo Frei José Goretti Pio, será cantado parabéns com direito a bolo e confraternização. E quem já está em clima de festa é a direção da igreja, que fica na Rua da Conceição, no Centro, que informou estar arrecadando fundos para reforma do teto da parte principal do prédio.

No ano passado, o teto da capela, que fica ao lado da igreja principal, foi reformado, assim como outras mudanças menores como reparos nas paredes e no altar. Para esse ano, o objetivo é conseguir reformar a outra parte.

“Precisamos dessa obra e estamos caminhando devagar no sentido de juntar uma quantia que dê para fazer a intervenção”, comentou o prior do espaço Luiz Gonzaga.

Segundo informações da igreja, o espaço é um ícone histórico e religioso da cidade e começou a ser construída em 1663 pelo devoto Affonso Corrêa de Pina, com esmolas da população, num sítio oferecido pelos herdeiros de Martim Afonso de Souza, o Araribóia. Em 17 de agosto de 1671 na pequena ermida de São Domingos foi lavrada a escritura da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói. A partir desta data, formou-se a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, que administra o seu patrimônio, até os dias de hoje.

“A igreja é um dos lugares mais importantes de Niterói pois faz parte do quadrilátero histórico da cidade que conta com a Praça da República, Biblioteca Nacional e a Câmara Municipal. A própria Rua da Conceição é uma homenagem e não faltam motivos para celebrar mais um ano dessa edificação”, completou Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *