Idosos de Niterói ganham associação de Instituições de Longa Permanência

Pedro Conforte –

Com 17% de toda população de Niterói fazendo parte da terceira idade, instituições de Longa Permanência para Idosos (LPIs) são cada vez mais cobradas por parâmetros para atender a população. Por conta disso, nesta quinta-feira (19) foi fundada a Associação Niteroiense de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ANILPI) e a primeira diretoria foi empossada para o biênio 2018/2020. A associação conta com a participação de 20 instituições, mais da metade existente em Niterói.

“Nós nos unimos para termos forças, muitas vezes todos tinham demandas iguais e tomava muito tempo para cada instituição seguir sozinha. Queremos também com essa a associação mostrar para sociedade que não há mais asilos e sim casas de longa permanência, uma extensão da residência do idoso, com qualidade e primor”, contou a primeira presidente da ANILPI, Silvana Melo Devillart.

Quem foi escolhido para entregar o certificado a presidente foi Beto Saad, secretário que está à frente da Secretaria municipal do Idoso. Ele lembrou que quando assumiu a pasta detectou que havia falta de diálogo entre as LPIs e, a partir daí, foram propostas reuniões para melhorar os canais de comunicações, tanto entre elas quanto entre os poderes públicos.

“A demanda dos idosos é muito importante em Niterói, por isso essa associação vem em um momento muito bom, para melhorar a qualidade dessas casas. A regularização e fiscalizar agora ficam mais diretas e rápidas, otimizando. Solicitei ao prefeito que seja feita uma lei municipal que padronize essas casas para os idosos e melhore ainda mais a vida deles”, explicou Beto Saad.

Além de melhorar o diálogo com o poder público, a associação vem para melhorar a comunicação entre as LPIs, podendo assim otimizar o número de leitos em Niterói, explicou o promotor de proteção aos idosos João Carlos Brasil. “Tento desde 2010 que a criação dessa associação e vê-la saindo do papel é muito gratificante”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dezessete =