Hoteis de Niterói estão com 40% dos quartos ocupados no Carnaval, diz ABIH

Wellington Serrano

Enquanto a rede hoteleira do Rio de Janeiro comemora mais de 72% da capacidade reservada para o período de Carnaval, conforme anuncia a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), o setor em Niterói, ao menos por enquanto, não tem muito que festejar. “Até o momento a procura por hospedagem é muito baixa”, garante Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ.

Se no Rio de Janeiro serão 52 mil quartos de hotel à disposição dos visitantes, em Niterói, dos pouco mais de 2,5 mil leitos disponíveis, apenas cerca de 40% estão com reservas confirmadas para o período de Carnaval, de acordo com dados da ABIH-RJ.

Lopes espera que a ocupação média dos hotéis chegue a 80%, podendo atingir 90% em alguns bairros. No ano passado, a média geral de ocupação hoteleira na cidade ficou em 85,93% no período.

“Tivemos uma grande exposição durante a Olimpíada, o que motiva os visitantes estrangeiros e explica a alta procura pela Barra da Tijuca [onde havia instalações da Rio 2016], mas também já temos um público cativo do mercado nacional, que procura a alegria do nosso carnaval de rua”, disse Lopes.

Ao contrário do fraco desempenho das reservas conforme divulgado pelo ABIH-RJ, o Best Western Icaraí Plus Design Hotel, por exemplo, comemora a média de 70% de ocupação para o carnaval. Lançado no meio do ano passado para as Olimpíadas, o hotel tem a diária média de R$ 350. O gerente Geral Thiago Santos revela que os jogos olímpicos deram um grande aprendizado sobre a questão dos valores na região. “Percebemos que os anfitriões que aumentaram o preço cada vez mais ficaram sem reservas. A maioria das pessoas desistiu de pagar”, afirma ele, que através da Hotelaria Brasil, administra as 77 unidades do hotel.

Além da comodidade dos hotéis, Niterói tem registrado uma tendência de cidades da Região dos Lagos, que é a locação de casas. Dados da Neltur mostram que pelo menos 200 imóveis foram alugados pela internet para o período das festas de Momo.

2 thoughts on “Hoteis de Niterói estão com 40% dos quartos ocupados no Carnaval, diz ABIH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =