Hospital Santa Cruz vai reabrir em março de 2018

Anderson Carvalho

Fechado há mais de quatro anos, o Hospital Santa Cruz, no Centro, mantido pela Sociedade Portuguesa de Beneficência de Niterói (SPBN), vai reabrir em março de 2018. Pelo menos o ambulatório, onde vai funcionar como Centro Médico Santa Cruz, com diversas especialidades. A informação foi dada pelo presidente da SPBN, Vinícius Nery, na noite da última quinta-feira, em assembleia para 15 conselheiros da instituição. Esta assinou contrato com uma empresa que será responsável pelo centro médico. No início da reunião, um grupo de 15 ex-funcionários do hospital fez uma manifestação por pagamento de salários e foi convidado a se retirar.

Na assembleia, Nery não informou o nome da empresa que arrendou o ambulatório nem o valor do contrato. Disse apenas que tudo isso será informado nos próximos dias. O arrendamento dos prédios adjacentes ao hospital já tinha sido aprovado em assembleia anterior, promovida em agosto. Metade do valor do arrendamento será usado para pagar salários atrasados dos cerca de 800 ex-funcionários da unidade e a outra metade, em serviços médicos para os associados. Em março de 2018 haverá nova eleição para a diretoria da SPBN e Nery adiantou que disputará a reeleição.

Embora estivesse em pauta, o dirigente também não apresentou relatório com a prestação de contas do primeiro semestre deste ano. Disse que as informações estavam disponiveis aos associados na sede da SPBN. A instituição tem dívidas no total de R$ 140 milhões, sendo a maior parte referente a tributos. Possui ainda um patrimônio avaliado em R$ 200 milhões.

Para a retirada dos ex-funcionários da reunião, Nery alegou que eles não tinham sido convidados para o evento, pois este era apenas para os conselheiros. Os ex-empregados do hospital têm ações tramitando nas varas trabalhistas de Niterói, reivindicando os últimos salários que não foram pagos, por ocasião do fechamento do Santa Cruz.

A reportagem tentou falar com Nery, mas, este não atendeu as ligações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 10 =