Hospital Antônio Pedro cancela cirurgias por falta de bolsas de sangue

A falta de doadores de sangue no Hemonit, banco de sangue do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), fez a direção da unidade cancelar as cirurgias nesta semana. Quem estava agendado para operar terá que esperar mais algum tempo, até os estoques voltarem a ser abastecidos. Para minimizar esse impacto, a Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (Achuap) está em campanha pedindo doação de sangue, além de uma manifestação interna dos funcionários que estão sendo voluntários.

Funcionária do Hemonit, Eloá Delgado, explica que o banco de sangue está com estoque quase zerado. Até a tarde de ontem (29), não havia nenhuma bolsa de sangue O+, e é muito necessária a doação de todos os tipos sanguíneos.

“Nesta semana tiveram cirurgias canceladas por falta de sangue, como as cardíacas, oncológicas, ortopédicas e vasculares. Os funcionários estão doando sangue e, ainda assim, é pouca a quantidade. Eu passo em todos os andares distribuindo papel, pedindo doação de sangue do colaborador do hospital. Doar sangue é um ato de amor, e o cancelamento de uma cirurgia altera o quadro físico e psicológico do paciente, que lida com medo e expectativa”, lamentou.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Hemonit viu as doações de sangue despencarem. Eloá frisa ainda que quem quiser doar não precisa ficar com medo da contaminação pela Covid-19.

“O hospital está todo mapeado. A doação é segura e temos distanciamento das cadeiras e as doações devem ser agendadas para evitar aglomeração”, completou.

O superintendente da unidade, Tarcísio Rivello, explicou o cancelamento de algumas cirurgias.

“Na pandemia teve uma queda muito grande de doações de sangue e agora está muito lenta a normalização. Tivemos que cancelar algumas cirurgias de grande porte. Um cirurgião não deve entrar no centro cirúrgico sem sangue em estoque. Precisamos de doação”, pediu.

SOLIDARIEDADE

A presidente da Achuap, Rita Rivello, também usou as redes sociais para pedir doações para o Hemonit. Além de sangue, a associação recebe também outros itens como alimentos, leite, brinquedos e até material escolar.

“Todas essas doações são feitas para pacientes e familiares dos pacientes do hospital. Estamos precisando de um espaço para realizar um bazar com as doações de roupas que temos, e essa verba será destinada para a compra de itens para esses pacientes. Temos muita transparência e seriedade para ajudar”, contou.

Para doar sangue são necessários alguns requisitos mínimos, como pesar pelo menos 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde. Quem quiser e puder doar basta ligar para o telefone (21) 2620-9063 para o agendamento. A doação acontece de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h30.

Raquel Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − nove =