Horário de verão começa em novembro

Por conta das eleições deste ano, o horário de verão, que normalmente começaria no fim de outubro, terá início no dia 4 de novembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu ao governo federal que neste ano o horário de verão começasse depois do pleito. O término do período especial foi mantido, no dia 17 de fevereiro do ano que vem.

O pedido do TSE foi para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados da eleição. Chegou a ser cogitado pelo governo federal o fim do horário de verão, mas um estudo realizado pelo Ministério de Minas e Energia mostrou queda na efetividade da iniciativa. Desde 1985 o governo utiliza a ferramenta para que se possa aproveitar mais a luz do sol e, como consequência, fazer economias de energia elétrica.
Neste ano, cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal adiantarão em uma hora o relógio.

Devido à mudança, o novo horário começa na virada de sábado (3 de novembro) para domingo (4 de novembro) quando parte dos brasileiros precisarão adiantar relógios em uma hora. Neste domingo é o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que deverá redobrar a atenção dos alunos que forem fazer a prova. Tudo para não chegarem atrasados no exame.

No dia 4 de novembro serão aplicadas as as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.

Termômetros podem marcar quase 40ºC nesta quarta em Niterói
Embora o verão ainda nem tenha chegado, a primavera tem se mostrado quente. Prova disso é que nesta quarta-feira (26) os termômetros podem bater os 38ºC em Niterói, conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quarta deverá ser o um dos dias mais quentes do ano.
Se durante a manhã, o sol será forte, há possibilidade de mudança do tempo à noite, com a chegada de uma frente fria, que poderá trazer pancadas de chuvas isoladas por toda a Região Metropolitana.

Em virtude disso, amanhã a temperatura cai mais de 10ºC. A previsão é de mínima de 23ºC e máxima de 27ºC em Niterói, clima que deve ser mantido até sábado.

De acordo com o Climatempo, esta queda na temperatura se deve a novas áreas de instabilidade que se espalham e se intensificam sobre o Estado. Por conta disso, o risco de temporais aumenta. A semana que começou seca e muito quente, termina com bastante nebulosidade, abafada e com eventos de chuva forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + três =