Homem é preso na Ponte levando drogas para a Região Oceânica

Ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) culminou na prisão em flagrante de um suspeito de tráfico de armas e drogas, na noite dessa segunda-feira (18), na Ponte Rio-Niterói. Os agentes que atuaram na ocorrência fazem parte de duas operações distintas: Missão Redentor, da PF, e Égide, da PRF.

De acordo com a PF, o material veio da capital fluminense e tinha como destino a Região Oceânica de Niterói. Os tabletes de cocaína e a munição estavam escondidos dentro do painel do veículo. Contabilidade feita pelos agentes totalizou 5 kg de pasta base de cocaína, 198 munições de pistola, calibre 9 mm, e 40 munições de fuzil, calibre 5.56 mm.

Após denúncia, a equipe tática da Operação Égide, integrada com a equipe da Polícia Federal (DRE), abordou um veículo Renault Sandero, e, percebendo pelo condutor, em entrevista preliminar, informações desconexas e nervosismo excessivo, optaram por fazer uma busca mais detalhada no veículo, encontrando a droga e munições escondidas no painel e reservatório de combustível do carro.

O motorista, afirmou que recebeu as mercadorias na comunidade da Rocinha e levaria o carregamento para o bairro de Itaipu, na Região Oceânica e, pelo transporte, receberia a quantia de mil Reais. A ocorrência, o motorista preso em flagrante e as mercadorias foram entregues à Polícia Federal local.

Drogas e munições foram apreendidas – Foto: Divulgação/PF

O motorista foi preso e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal para a formalização dos procedimentos e responderá por tráfico de drogas e munições, cuja pena pode ultrapassar 15 anos de prisão. Na sequência, ele será encaminhado ao sistema prisional, onde passará por audiência de custódia.

Missão Redentor

Estabelecida no Centro Integrado de Investigações e Operações de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, foi criada na Superintendência Regional da PF no Rio, em julho de 2021, e conta com um grupo de policiais especializados na área de inteligência no combate às organizações criminosas violentas voltadas ao tráfico de drogas e armas, corrupção e crimes ambientais.

Em dois meses e meio foram apreendidos mais de 6 toneladas de cocaína, 2 de maconha, 5 armas e munições. Além disso, 20 pessoas foram presas em flagrante, 3 em decorrência da expedição de mandados de prisão temporária e 5 mandados de busca e apreensão cumpridos.

Operação Égide

A Operação Égide, iniciada em 1º de outubro de 2021, faz parte do planejamento da PRF na repressão ao crime nas rodovias federais fluminenses. A operação foi desencadeada após análise e mapeamento dos principais pontos críticos do estado. As ações terão como principais objetivos o combate ao roubo de cargas, veículos e coletivos, e também ao tráfico de drogas e armas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =