Helicóptero cai no mar em Itacoatiara

Geovanne Mendes –

Por volta das 19 horas desta quarta-feira (12) um helicóptero particular caiu no mar e afundou próximo a areia na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Segundo informações de testemunhas, a aeronave seria do modelo AS-350. Chovia e ventava muito no local no momento do acidente, o que para os bombeiros pode ter sido a causa da queda, porém sem confirmação.

De acordo com o 4º Grupamento Marítimo de Itaipu (GMar), duas pessoas, o piloto e o tripulante do helicóptero eram oficiais do Corpo de Bombeiros. O tribulante, que era da reserva, conseguiu pular antes da queda e nadou 200 metros até a areia e foi hospitalizado. Já o piloto, identificado como Fábio Pestana de Barros, ficou preso ao cinto de segurança e afundou junto à aeronave. Ele é primo da ex-governadora do estado do Rio de Janeiro Rosinha Garotinho. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da família de Rosinha e do também ex-governador Anthony Garothinho. O corpo de Fábio foi encontrado na madrugada desta quinta-feira.

Logo após a queda da aeronave, as equipes de resgate iniciaram as buscas com botes nas águas para localizar a vítima, mas a pouca visibilidade e o horário prejudicaram a operação.

“Meu marido viu o momento em que o helicóptero caiu no mar, próximo a praia, perto do Costão de Itacoatiara”, relatou uma internauta.
O também bombeiro Paulo Roberto de Andrade Costa, que conseguiu escapar, foi levado pelos bombeiros para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. O estado de saúde dele não foi informado. Não se sabe também se ele prestou depoimento.

O acidente atraiu dezenas de curiosos para a praia de Itacoatiara. Policiais militares também foram ao local da ocorrência. Além disso, agentes da NitTrans estavam presente para interditar o trânsito na Avenida Beira Mar. A operação conta com o apoio de outras unidades do Corpo de Bombeiros como o Grupamento Marítimo e Mergulhadores do Grupamento de Busca e Salvamento.

A aeronave
O Esquilo AS 350 B2 é um helicóptero monoturbina leve para 5ou 6 passageiros e 1 piloto. Equipado com um motor Turbomeca Arriel 1D1, apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas.

Graças a uma cabine espaçosa e aos diversos equipamentos opcionais disponíveis, esse helicóptero pode executar as mais diversas missões, tanto civis quanto para públicas. Trata-se de uma aeronave muito versátil, como todas as versões da família Esquilo, indicada particularmente para transporte de carga externa, com capacidade para até 1.160 kg de carga no gancho.

Esse helicóptero adapta-se igualmente bem para missões de polícia e transporte de passageiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezesseis =