Gustavo Schmidt assume Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj

O novo presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj (Cosan) é o deputado estadual Gustavo Schmidt (PSL), de Niterói. Ele foi eleito por unanimidade na manhã desta quinta-feira (14), durante a primeira sessão ordinária do colegiado na atual legislatura.

Em sua fala, já como presidente da Comissão, Schmidt ressaltou a importância da transparência e da participação de todos os membros da Comissão no enfrentamento de questões históricas que fazem do Rio um estado ainda longe das condições ideais em termos de saneamento básico.

O déficit de recursos hídricos, especialmente para a Baixada Fluminense e São Gonçalo, e o problema dos lixões, que ainda causam transtornos à população, dominaram a pauta da reunião. Schmidt também mostrou preocupação com o possível mau estado das barragens fluminenses, que serão alvo de vistorias a serem realizadas pela Cosan.

“Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para só depois serem tomadas providências”, disse Schmidt. “A questão hídrica e o problema dos lixões no Estado do Rio também são questões urgentes e complexas. Temos muito trabalho pela frente”.

Além de Schmidt, compõem a Comissão os deputados Lucinha (PSDB), vice-presidente; Marcelo do Seu Dino (PSL), Marina Rocha (PMB) e Waldeck Carneiro (PT). Os suplentes são Renato Zaca (PSL) e Márcio Canella (MDB).

Acatando uma sugestão da deputada Lucinha, Gustavo Schmidt concordou com a convocação da diretoria da Cedae para prestar esclarecimentos a respeito dos programas de ampliação da rede de abastecimento de água na Baixada. A Cosan irá solicitar a cópia de um contrato assinado num convênio entre a Cedae e a Caixa, cujos recursos já teriam sido liberados para o início de um projeto de abastecimento para a região.
“Vamos convocar a atual diretoria e convidar o antigo diretor, que deixou o cargo recentemente e detém um grande conhecimento sobre o que foi feito até aqui”, afirmou Gustavo Schmidt, que recentemente já esteve na Cedae em busca de informações sobre as atividades da companhia.

A próxima reunião ordinária da Cosan está marcada para terça-feira, às 13h30min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *