Guerra do Tráfico: PM reforça policiamento em comunidades

Os morros do Estado e do Palácio estão cercados pela Polícia Militar. Após as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) entrarem em novo conflito armado pelo controle do tráfico de drogas na região, o 12º BPM (Niterói) anunciou reforço no policiamento. Nesta quinta-feira (26), moradores puderam notar o aumento de viaturas nas ruas.

Rua Tiradentes – Foto: Vítor d’Avila

A reportagem de A TRIBUNA percorreu os acessos das duas comunidades. Foi possível constatar pelo menos seis pontos fixos de baseamento policial. Havia equipes na Rua Fagundes Varela esquina com Miguel de Frias, em Icaraí; Rua Dr. Paulo Alves com Tiradentes, no Ingá; Rua Presidente Pedreira, Ingá; Rua Padre Anchieta esquina com São Sebastião, no Centro; e Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro com Rua da Conceição, também no Centro.

Além disso, o cotidiano nas comunidades e adjacências, na manhã desta quinta, também aparentava tranquilidade. Comércios funcionaram normalmente, escolas abriram e pessoas transitavam pelas ruas. De acordo com o 12º BPM, não houve registros de novos confrontos entre a noite de quarta-feira (25) e a manhã desta quinta.

Rua Presidente Pedreira – Foto: Vítor d’Avila

Ao longo da madrugada, policiais militares intensificaram o patrulhamento pelo Morro do Estado e comunidades adjacentes, como o Palácio. Grupamentos de Ações Táticas (GATs), agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e um veículo blindado “caveirão” compõem o policiamento reforçado. Contudo, a informação de que há traficantes em confronto tem circulado entre os moradores e causado temor.

Rua Miguel de Frias – Foto: Vítor d’Avila

“Me disseram que estava tendo tiroteio, com o Comando Vermelho. Falaram para eu ter cuidado quando for para o Centro por causa disso”, disse um morador que se identificou apenas como “Bruno”, após conversar com policiais militares que estavam baseados na Fagundes Varela com Miguel de Frias. 

CV x TCP

Um novo confronto entre organizações criminosas está provocando apreensão em moradores das comunidades do Morro do Estado e Morro do Palácio, localizadas na Região Central de Niterói. De acordo com relatos recebidos pela reportagem de A TRIBUNA, o TCP teria retomado o controle do tráfico de drogas no Morro do Estado, que havia sido perdido há cerca de um ano para o Comando Vermelho (CV). Na ocasião, foram registrados vários confrontos entre criminosos rivais.

Morro do Estado – Foto: Vítor d’Avila

Na última segunda-feira (23), os traficantes do TCP teriam iniciado uma “invasão” à uma comunidade vizinha do Estado, o Morro do Palácio, que ainda estava em poder do CV. Moradores relataram terem ouvido confrontos. Em áudios que circulam na internet, motoristas de aplicativo demonstraram apreensão em aceitar corridas para a região.

“Peguei uma viagem do Centro ao Ingá, na entrada do Palácio. Quem pegar corrida para cá a orientação é baixar os quatro vidros, ligar o alerta e a luz do salão. Deixei o morador logo na entrada. O moleque veio e falou comigo, aquele procedimento ‘de favela’ mesmo. O Morro do Estado agora é Terceiro Comando. Liberaram o roubo, muita atenção aí”, disse um motorista, que não se identificou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.