Guardas e policiais dão início à Operação Papai Noel

Como tradicionalmente ocorre todo ano em Niterói, foi iniciada na manhã desta sexta-feira, na Praça Arariboia, a Operação Papai Noel, uma ação integrada envolvendo a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, com o objetivo de reforçar o patrulhamento preventivo, a manutenção da ordem pública e coibir crimes durante o período de compras natalinas.

Ao todo, 76 guardas civis municipais e 30 policiais militares, por dia, reforçarão as principais zonas comerciais da cidade, concentradas, principalmente, no Centro e em Icaraí. O reforço diário ocorre das 8 às 22 horas e a Operação se estenderá até o dia 7 de janeiro.

“Esta é mais uma ação integrada entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. A ação funcionará de uma maneira em que não haja sobreposição de agentes da Guarda e da Polícia Militar. Dessa forma, conseguimos englobar uma maior área de atuação”, comentou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Guardas realizarão patrulhas em duplas a pé, com auxílio de bicicletas e, ainda, poderão contar com oito novas viaturas que, neste primeiro momento, atenderão exclusivamente os grupamentos envolvidos na ação.

“Teremos pontos-base e pontos estratégicos com viaturas parqueadas. Os guardas trabalharão em duplas em setores próximos à viatura. Assim, caso seja necessário, esses agentes podem se deslocar com maior rapidez”, disse o inspetor-geral Leandro da Vitória Nunes.

Além disso, a população ainda poderá contar, caso flagre algum delito ou caso de desordem pública, com o serviço de chamadas de emergência 153, que é recepcionado por guardas civis municipais plantonistas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Piratininga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 5 =