Guardas de Niterói ainda não usam arma letal

Aline Balbino

Embora já tenham recebido todo o treinamento para manusear armas letais, os guardas municipais de Niterói ainda não dispõem de autorização para utilizar os dispositivos de segurança e não há uma data para a utilização desses mecanismo. Eles vão usar revólveres calibre 38 e pistolas 380. A habilitação para o curso será voluntária, ou seja, apenas aqueles que demonstrarem interessem em trabalhar armado. Além disso, o guarda passará por avaliações criteriosas, cobrindo as exigências da Polícia Federal. Os alunos que terminarem o curso e forem habilitados serão certificados e terão o porte em serviço concedido pela PF.

O objetivo de se armar parte da guarda não é substituir o trabalho das forças de segurança estaduais e sim apoiar essas instituições no combate de pequenos delitos, proteção ao patrimônio e segurança em logradouros públicos, através de policiamento comunitário e ações de segurança preventiva. A Guarda usa atualmente armas não letais.

A Polícia Federal complementou que o processo para o estabelecimento do convênio com a prefeitura de Niterói ainda está em análise pela polícia de modo a suprir algumas pendências existentes. Ainda não há prazo para a sua conclusão. Na nova sede da Guarda Municipal de Niterói, no Barreto, haverá um estande de tiro. No próximo dia 21 de setembro a prefeitura inaugurará a Cidade da Ordem Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =