Imagem Principal
Imagem
Guarda Ambiental de Niterói realizou 1.073 resgates de animais no primeiro semestre
Guarda Ambiental de Niterói realizou 1.073 resgates de animais no primeiro semestre
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 19 de julho de 2022FacebookTwitterInstagram

Durante o primeiro semestre deste ano, entre janeiro e junho, a Guarda Ambiental de Niterói realizou 1.073 resgates, entre eles foram 623 gambás, 195 serpentes, 169 aves e 86 outros animais.

Encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural é sempre algo que causa estranhamento na população, que não sabe como agir. Macedo Sapucaia, da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, diz que “é muito importante que o morador de Niterói que encontrar um animal silvestre que precise de resgate entre em contato imediatamente com o Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói (Cisp) pelo telefone 153. O animal não deve ser alimentado ou manuseado", explica.

Após o resgate, os animais passam por uma avaliação física para avaliar a sua condição física e se caso não apresentem nenhum tipo de ferimento, eles serão reintegrados à unidade de conservação mais próxima. Já aqueles que apresentarem algo durante a avaliação, é encaminhado para as instituições parceiras.

Macedo explica que todos os guardas ambientais tem cursos de especialização e estão preparados para todos os tipos de resgate quando foram acionados. "Niterói tem, atualmente, 56% do seu território composto por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas por conta do Programa Niterói Mais Verde, implantado pela Prefeitura em 2014. O trabalho da Coordenadoria é importante porque garante o bem-estar dos animais, retirando tanto os que estão feridos, quanto os que se encontram em situação de risco nas áreas residenciais".

Relacionadas