Greve no Detran: Serviços operam com 30% do efetivo

Postos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) tiveram a capacidade de atendimento reduzida a 30%, nesta quinta-feira (23), em todo o Estado do Rio de Janeiro, por conta de uma paralisação de servidores da categoria. Os funcionários também realizaram uma manifestação na entrada da sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio de Janeiro.

A categoria reivindica melhores condições de trabalho, reajuste e recomposição salarial e aprovação o Plano de Cargos, Carreira e Salários. De acordo com os manifestantes, a paralisação deve durar até 72 horas, a contar de seu início, na manhã desta quinta. Portanto, a tendência é que a redução do efetivo se estenda até amanhã (25).

O principal alvo da manifestação é o presidente do Detran, Adolfo Konder. Até o momento, tanto ele quanto outros membros da diretoria do órgão, não se manifestaram. A decisão pela greve foi tomada em assembleia convocada pelo sindicato que atende aos trabalhadores do Detran (Sindetran) e comunicada á Presidência do órgão por meio de ofício.

POSICIONAMENTO DO DETRAN

O departamento esclarece que existe um acordo judicial com o sindicato, em vigor, definido em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A audiência foi realizada no último dia 13/6, em sessão com o presidente do TJRJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Diante do anúncio de paralisação por parte do Sindetran, mesmo com o Detran.RJ cumprido a sua parte neste acordo, o TJRJ determinou, judicialmente, em despacho assinado pelo presidente do Tribunal (que segue em anexo), que o sindicato se abstenha da realização da greve a partir do dia 23/6 – “sob pena de multa de R$ 500 mil por cada dia de paralisação” – visto que a greve descumpre uma decisão judicial do próprio TJRJ.  

Cabe ressaltar que os salários e benefícios dos servidores estão todos em dia. O atendimento nos postos está normal, pois a grande maioria dos serviços é realizada por funcionários de empresas terceirizadas. Caso algum exame ou serviço não seja realizado, o mesmo será remarcado pelo departamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.