Grael anuncia normalização dos horários das barcas da linha Arariboia-Praça XV

Prefeito também confirma que as operações do Catamarã Charitas-Praça XV retornam em janeiro de 2022

De acordo com o prefeito Axel Grael, após meses de negociações, a Prefeitura de Niterói e a Secretaria Estadual de Transporte chegaram a um acordo para a normalização dos horários das barcas da linha Arariboia-Praça XV e o retorno das operações do Catamarã Charitas-Praça XV, a partir de janeiro de 2022. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (7) por meio das redes sociais.

” Após meses de muita negociação por parte da Prefeitura de Niterói com a Secretaria Estadual de Transportes, o Governo do Estado, enfim, anuncia à imprensa a retomada dos horários normais da linha Praça XV-Arariboia e a operação do Catamarã Charitas-Praça XV (a partir de janeiro)”, afirma o prefeito.

Em seu comunicado, Axel Grael esclarece que, mediante a importância que o serviço representa para Niterói, a prefeitura está disposta a colaborar com o Estado no que for preciso para a normalização do sistema. “Já deixei claro para o governador Cláudio Castro que, para manter este serviço tão essencial para a cidade, a Prefeitura de Niterói está disposta a colaborar ainda mais com o Estado”, afirma o prefeito.

Na estação da Praça Arariboia, Centro de Niterói, a população recebeu a notícia com alívio. “Como sou morador de Niterói, costumo usar bastante as barcas quando vou ao Rio. O horário que está sendo praticado atualmente não é bom, na verdade é muito ruim. Eu, como usuário do serviço, assim como as outras pessoas, estamos chegando atrasados em nossos compromissos. É muito bom saber que o horário voltará ao normal, já era o momento”, relata o aposentado Paulo Roberto Oliveira, de 67 anos.


O aposentado Paulo Roberta Oliveira (67 anos) destaca que a volta dos antigos horários será um alívio

Já o também aposentado Paulo Alves, avalia que é positivo os horários das barcas voltarem ao normal, no entanto ele vê com preocupação a questão da ajuda oferecida pela prefeitura. “Nunca tivemos essa situação de pagar subsídio para o funcionamento das barcas. Os prefeitos anteriores nunca precisaram pagar subsídio. Acho que voltar ao horário normal é mais do que certo e é muito bem-vindo para toda população, mas é preciso que seja bem estudado para que não haja prejuízo para ninguém”, destaca.

A CCR Barcas informa que as mudanças nos horários de funcionamento das barcas é responsabilidade da Subsecretaria de Mobilidade e Integração Modal (Setrans) e que a empresa fará as devidas alterações nos horários de operação do serviço quando o Governo do Estado publicar a mudança no Diário Oficial.

Por meio de nota, a Setrans confirma que “o contrato de concessão da linha Arariboia-Praça XV das barcas é de competência do Governo do Estado, que segue em tratativas com a concessionária CCR Barcas para a retomada do funcionamento da linha. Na próxima semana, serão anunciados os novos horários do serviço para seus usuários”, afirma a Setrans.

Por fim, em seu comunicado, Axel Grael acrescenta que a prefeitura, com o objetivo de incentivar e agilizar o uso do serviço de transporte aquaviário, já subsidia a passagem das linhas de ônibus municipais que fazem integração com as barcas. “Hoje, para estimular a procura pelo serviço, a Prefeitura de Niterói já subsidia a passagem dos ônibus municipais daqueles que fazem integração com as barcas. Não vamos admitir que os niteroienses sejam prejudicados”, finaliza o prefeito.a o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =