Governador em exercício exonera Pedro Fernandes e promove trocas em secretarias

O governador em exercício Cláudio Castro exonerou o secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, preso na semana passada. A decisão foi publicada num decreto ontem à tarde. Pela manhã, Pedro Fernandes havia sido asfastado por 15 dias do cargo, em decisão publicada no iário Oficial, devido à Covid-19, que impediu que ele fosse também para a cadeia, ficando em prisão domiciliar.

A subsecretária executiva da pasta, Cláudia Lasry Martins, assume o cargo interinamente. Pedro Fernandes foi denunciado por crimes de organização criminosa e fraudes na Operação Catarata. Ele é suspeito de desviar verbas da Assistência Social na época em que foi secretário de Sérgio Cabral (MDB) e Luiz Fernando Pezão (MDB).

Cláudio Castro trocou também o comando de duas secretarias estaduais. A pasta de Ciência e Tecnologia será liderada pela professora universitária Maria Isabel de Castro de Souza. O engenheiro Uruan Cintra de Andrade assume a Secretaria de Cidades., além disso, responderá interinamente pela Secretaria de Trabalho e Renda. As nomeações foram publicadas na edição de ontem, do Diário Oficial.

“As pastas de Ciência e Tecnologia e de Cidades são muito importantes para o estado. Ambos os nomes têm condições de realizar um bom trabalho à frente das secretarias. Desejo que possam desempenhar bem suas funções e caminharmos juntos pelo melhor para o Rio de Janeiro”, destacou o governador.

Maria Isabel de Castro de Souza é doutora em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi subsecretária de Ciência e Tecnologia/SECTIDS/RJ e presidente da Faperj. Tem experiência em Odontopediatria, Saúde Coletiva e Telessaúde.

Engenheiro formado pela Universidade Gama Filho, Uruan Cintra de Andrade tem experiência nas áreas de Gestão, Comercial, Operacional e de Equipamentos da extinta Telerj. Também foi gestor de Projetos Estratégicos de Infraestrutura no Detran-RJ. Assumiu a presidência do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), em janeiro de 2019, trabalhando desde então na revitalização da malha rodoviária do estado.

Além dessas trocas,  Cláudio Castro já havia designado o delegado Allan Turnowski para ser o novo secretário estadual de Polícia Civil do Rio, e também promoveu mudanças no Gabinete de Segurança Institucional, na Procuradoria-Geral, e na Controladoria Geral do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =