Garra de Ouro no Teatro Popular Oscar Niemeyer

O Carnaval já passou, não teve folia este ano por conta da pandemia do novo coronavírus, mas no Teatro Popular Oscar Niemeyer vai ter samba. No sábado, dia 27 de fevereiro, das 19h às 20h, a apresentação fica por conta do Grêmio Recreativo e Cultural Garra de Ouro.

A Escola de Samba e Ponto de Cultura de Niterói foi criada em 2003, na comunidade da Garganta, no Largo da Batalha e surgiu da ideia de se criar uma agremiação com o grande objetivo de evidenciar temas e situações do cotidiano do cidadão em geral, mas, sobretudo, em particular, do povo negro, suas comunidades, tradições, ancestralidade e história. Com viés de resistência, a escola tradicionalmente desenvolve enredos ligados à representatividade do povo negro em todas as áreas do conhecimento e das artes, com destaque para Luiz Gama, Heitor dos Prazeres, Tia Ciata e, mais recentemente, no carnaval de 2020, o enredo que homenageou as escritoras negras brasileiras. Levou para o desfile em Niterói, estrelas da grandeza de Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, Lia Vieira e Débora Moreno.

Além dos desfiles de carnaval, a agremiação desenvolve projetos culturais, bem como ações sociais, além de premiações, apresentações de sambas de enredo e agremiações, realização e participação em oficinas, rodas de conversa e seminários. Atualmente, executa o projeto selecionado pelo Edital nº 9/FAN chamado “Oficina de Literatura e Arte Garra de Ouro – Negra Autoria”, para a realização de oficinas de literatura, dança, grafite e outras linguagens.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n no Caminho Niemeyer no Centro de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =