Gangue da bicicleta assusta visitantes no Campo de São Bento

Aline Balbino

O medo está se instaurando no Campo São Bento em Icaraí, Zona Sul de Niterói. Frequentadores do parque afirmam que há um grupo de, pelo menos, cinco jovens em bicicletas assaltando pessoas que frequentam o local. O bando recebeu o nome de Gangue da Bicicleta. O alvo principal são crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos. Os criminosos, muitas vezes são adolescentes que usam da violência para conseguir, principalmente celulares. Eles empurram, puxam cabelo e até ameaçam com facas. A febre do Pokemón Go piorou ainda mais a situação já que muitos adolescentes ficam distraídos mexendo no celular atrás de monstrinhos.

Segundo a comerciante Tatiana Brandão, que trabalha no Campo São Bento, tem acontecido um assalto por dia no local. Ela disse que entre os assaltantes há adolescentes e homens mais velhos que dão as dicas do roubo. No interior do parque há guardas municipais tentando manter a ordem. Alguns usuários afirmam que próximo às 19 horas, horário em que o parque fecha, que a situação fica mais frenética.

“Eles procuram assaltar adolescentes entre 12 e 15 anos. Eles são violentos. Já vi uma menina sendo empurrada e um deles mostrou a faca e levou o celular dela. Todo dia tem relato de violência aqui. Isso não é mais novidade. Eles puxam cabelo, mochila, empurram, agridem as pessoas”, disse Tatiana.

A Guarda Civil Municipal informou que conta com 12 a 20 servidores, graças ao Regime Adicional Serviço (RAS), além do apoio da Coordenadoria de Ações Táticas (CAT) da Guarda, que vem auxiliando o patrulhamento nos horários de pico no Campo São Bento. O patrulhamento ocorre das 7h às 19h, quando os portões do parque são fechados com auxílio da Guarda. No efetivo empregado no Campo de São Bento, são três guardas monitorando o local de bicicleta. Tudo isso para reprimir cada vez mais os pequenos delitos, visto que o parque ocupa uma área de 36 mil metros quadrados.

“A Guarda Civil Municipal tem intensificado as ações no Campo, principalmente com ações conjuntas com a 77ª DP para prevenir e reprimir as ações criminosas no interior do parque. Prova disso foi a ação, ocorrida há uma semana, envolvendo policiais da 77ª DP (Icaraí) e Guardas Municipais. Na ocasião, oito suspeitos de praticarem delitos no interior do Campo de São Bento foram encaminhados para delegacia para averiguação”, comentou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =