GAM realiza treinamento de combate ao incêndio

Raquel Morais

Nesta segunda-feira (17), uma cena chamou atenção de quem passava pela BR-101 (Avenida do Contorno), na altura da entrada do Barreto. O Grupamento Aeromóvel (GAM) iniciou um treinamento de combate a incêndio, prática comum em janeiro, na Ilha de Santa Cruz, Baía de Guanabara, visando a temporada de balões e de calor excessivo. Ao todo 10 pilotos e 42 tripulantes vão passar pela reciclagem que também pode ser feita na Ilha do Tavares, na altura do Shopping São Gonçalo.

Para as ações será utilizada a aeronave Fenix 07, uma das oito do grupamento, e cada treinamento acontece com dois pilotos e dois tripulante por vez. A atividade inclui a montagem do equipamento que vai na aeronave, Bambi Bucket que tem capacidade de 400 litros de água e fazem as manobras, e a execução das etapas.

O major Hylmer Araújo informou que o helicóptero do GAM só é utilizado para apagar incêndios mediante chamado do Corpo de Bombeiros.

“Caso precise do suporte, todos os militares estão preparados. É um curso de reciclagem e já fizemos o treinamento para afogamento”, explicou se referindo ao grupo que participou em dezembro passado dos exercícios na praia do Forte Imbuhy, parte da operação praia 2017.

Segundo o pescador Valdeci Oliveira, 57 anos, a aeronave está fazendo a mesma atividade, há cerca de 15 dias, três vezes por semana e atrai olhares curiosos de quem passa pela estrada.

“As pessoas acham que está acontecendo um incêndio na ilha. Nós já estamos acostumados mas realmente é importante esse treinamento”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 10 =