Futuro bispo auxiliar de Niterói será ordenado em Bauru

Anderson Carvalho –

O Monsenhor Luiz Antônio Ricci, nomeado auxiliar do arcebispo de Niterói em 10 de maio passado pelo papa Francisco, Dom José Francisco Rezende Dias, será ordenado bispo este domingo, às 15 horas, no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, na cidade da Bauru (SP). Rezende Dias será co-ordenante de Ricci; Dom Caetano Ferrari, bispo de Bauru, o ordenante principal e o padre Enedir Gonçalves Moreira vai ser o coordenador geral da Ordenação Episcopal. Ricci é nascido e criado em Bauru e será o primeiro do município a ser ordenado bispo. O evento está agitando a cidade e, segundo a diocese local, são esperadas mais de duas mil pessoas.

“A Arquidiocese de Niterói agradece a Monsenhor Luiz Ricci a sua resposta generosa a Jesus e à Igreja acolhendo o novo chamado para o serviço pastoral e missionário entre nós. Há muito tempo é esperado esse presente que, agora, o Santo Padre nos concede. Ao Papa Francisco e a Dom Giovanni d´Aniello, do Núncio Apostólico no Brasil, nosso mais caloroso agradecimento e nosso reconhecimento. À Diocese de Bauru nossa profunda gratidão pelo novo apóstolo que concede à Igreja”, afirmou Dom José Francisco Rezende Dias.

Biografia
Ricci nasceu em 16 de maio de 1066. Ordenado diácono em 26 de dezembro de 1996 e sacerdote em 10 de Julho de 1997. Cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambos em Marília (SP), Centros de Formação da Província Eclesiástica de Botucatu. Convalidou os Cursos de Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru e de Teologia pela Faculdade João Paulo II (FAJOPA), em Marília. Possui mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – Accademia Alfonsiana, de Roma. Fez pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. É vice-líder do grupo de pesquisa “bioética e direito” do Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem). Foi reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (2000 -2004) e diretor executivo da Faculdade João Paulo II.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =