Funcionários dos Correios podem entrar em greve na semana que vem

Raquel Morais –

Apesar do anúncio de greve nas unidades dos Correios de todo o país, o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect) confirmou que a categoria não aderiu ao movimento no Estado. Porém, as reivindicações ainda estão sendo analisadas e no dia 7 de agosto uma assembleia vai decidir o rumo dos trabalhadores da capital e da Região Metropolitana. Reajuste salarial, menor desconto no contracheque para pagamento do plano de saúde e não privatização dos Correios são algumas reclamações que serão discutidas no encontro.

A categoria reivindica um reajuste de salário maior do que foi oferecido, com índice de 0,8%, além de pedirem menor desconto do valor de plano de saúde e inclusão de dependentes, e correção da inflação no período de 2018/2019. Além dessas questões, o fechamento de 30 unidades em todo o Estado também é alvo das indagações da categoria, já que 165 trabalhadores foram remanejados ou ‘forçados’ a solicitar a aposentadoria voluntária. “Estamos em negociação e só vamos decidir se entraremos em greve ou não no dia 7 de agosto. Enquanto isso estamos elaborando uma proposta para apresentar para o patronal. Estamos em um cenário difícil e precisamos de muita negociação antes de tomar uma atitude séria, que é a greve”, contou Ronaldo Martins, presidente do Sintect.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) informou que a categoria reivindica, além da reposição da inflação do período, a manutenção dos direitos já conquistados, bem como revisão das mensalidades do plano de saúde e a não privatização dos Correios, por entender que se trata de uma empresa estratégica para o desenvolvimento nacional e patrimônio do povo brasileiro. Já o patronal informou que representações dos empregados continuam em negociação, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − cinco =