Frio chega mais cedo e antecipa campanhas de agasalho

Raquel Morais

O inverno ainda não chegou, mas esse outono não está passando despercebido pelos niteroienses. Na estação das folhas, o frio está imperando e as noites estão bem mais geladas do que o habitual. Pensando nisso, alguns niteroienses e empresários adotaram medidas para ‘acalentar’ esses dias de temperatura mais baixas, através de campanha do agasalho e cobertor, e varal solidário. E os assistidos não são somente moradores de rua, abrangendo também asilos e instituições filantrópicas.

A jornalista Renata Rodrigues, de 28 anos, mora na Rua Benjamin Constant, 335, no Barreto, e em frente ao muro do seu condomínio, composto por sete casas, montou o ‘Varal Solidário’. Nele são pendurados cabides com roupas disponíveis para quem quiser pegar, ou doar. “Comecei essa iniciativa depois de ver algo parecido no Fonseca. Peguei algumas roupas minhas, pedi ajuda de um vizinho, que pregou a corda no muro, e deixei as roupinhas lá penduradas. Em pouco tempo já haviam pegado tudo. E esse projeto ganhou uma proporção que eu nem imaginava.

Todos os dias pessoas deixam bolsas com roupas, cobertores e sapatos no varal. Eu levo para casa e coloco aos poucos, para que sejam bem distribuídas”, comentou a também produtora cultural. A niteroiense ressaltou ainda que não são só moradores de rua que pegam as roupas. “Já vi pedestres indo trabalhar a pé, eles param, olham e pegam o que querem. Esse é o intuito. Ajudar todo mundo”, completou.

Uma distribuidora de gás lançou ontem a 11ª edição da campanha “Aquecendo Corações 2017”, que objetiva conscientizar a população da violência contra a pessoa idosa. Até esse final de semana, a empresa arrecadará donativos, que serão distribuídos a idosos em situação carente em todo o Brasil. Quem quiser ajudar basta entregar a doação no posto de coleta em São Gonçalo, na Avenida Presidente Roosevelt, 942, em Vista Alegre. “Mais do que os itens doados na época mais fria do ano, o propósito é levar amor, carinho e atenção aos que estão em situação de vulnerabilidade e contribuir para a aplicação do Estatuto do Idoso na prática, transformando o envelhecimento numa etapa prazerosa e não num peso. Em 2016, arrecadamos mais de 12 mil itens, beneficiando 31 instituições em todo o Brasil. Nossa meta é ultrapassar esse número e ajudarmos ainda”, explicou Lucinda Miranda, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da empresa.

O curso de inglês Red Balloon, em Icaraí, também montou a “Campanha de Agasalho e Cobertor”, que vai receber doações de hoje até o dia 30. Os itens serão destinados para o Grupo Espírita Messe de Amor (Gema), instituição filantrópica que faz trabalhos socioeducativos e sociofamiliares em Niterói. Os donativos podem ser entregues na unidade, que fica na Avenida Sete de Setembro, 143, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 7 =