Fotógrafos virtuais promovem exposição na Sociedade Fluminense de Fotografia

Cinquenta e sete fotógrafos, que se reúnem semanalmente pela internet farão pela primeira vez uma exposição coletiva de suas obras. A mostra Virtudes Virtuais será aberta no sábado, dia 19 de novembro, às 17 horas, na galeria Octávio do Prado da Sociedade Fluminense de Fotografia.
Serão 127 imagens expostas no tamanho 30 x 40, em fine art, todas do coletivo Desafio 10+ que desde 2011 promove concursos fotográficos pelas redes sociais elegendo as melhores fotografias da semana. O grupo já conta com 800 fotógrafos, entre profissionais e amadores e a exposição, que fica em cartaz até 31 de janeiro do ano que vem, terá expositores de 11 estados, além do Distrito Federal e da cidade do Porto, em Portugal.

“É muito gratificante para nós podermos mostrar o nosso trabalho numa casa como a Sociedade Fluminense de Fotografia, uma das mais respeitadas instituições voltadas para a arte fotográfica. Nosso coletivo já fez quatro encontros, um no Rio de Janeiro, outro em Salvador, o terceiro em São Paulo e o quarto em Juiz de Fora, mas nunca tínhamos tido a oportunidade de fazer uma exposição”, contou Julio Regis, fundador do Coletivo Desafio 10+ e coordenador da mostra, junto com o fotógrafo, Leo Mano.

Para Toninho Machado, presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia a exposição terá a oportunidade de unir num único espaço, fotógrafos de 28 diferentes cidades do país. “É uma mostra muito grande com mais de 120 fotografias. Me encantei com a história desse grupo de apaixonados pela fotografia que consegue sair do mundo virtual e concretizar o trabalho, como o caso dessa exposição”, atestou Toninho.
Criado há cinco anos, o grupo Desafio 10+ já conta com cerca de 800 membros no facebook e toda semana lança um desafio. Dois temas são oferecidos e as fotos são escolhidas pelo próprio coletivo, que também pode opinar sobre a qualidade do trabalho. “Recebemos fotos de pessoas comuns, de diferentes locais do país e até do exterior, mas também aceitamos trabalhos de profissionais da fotografia. O importante é o olhar que cada um tem sobre aquele tema. É um trabalho que começou em forma de brincadeira e que teve um resultado surpreendente. Já lançamos dois livros e agora estamos partindo para a nossa primeira exposição. Todo trabalho é autofinanciável e não há nenhum tipo de patrocínio”, finalizou Leo Mano.

A mostra pode ser visitada de 21/11 a 31/01/2017 de 9h às 19h, de segunda a sexta e de 9h às 13h. A entrada é gratuita e a Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Celestino, 115 no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1848.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − nove =