Folia do Viradouro leva o tricampeonato

Uma grande desorganização na hora de apresentar as notas, incluindo falta de luz e discussões sobre o regulamento marcaram a apuração do carnaval em Niterói, realizado ontem na quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto, zona norte da cidade. Apesar dos contratempos, a festa dos cerca de 1.500 membros e torcedores das escolas de samba, que lotaram a quadra, foi garantida.

Muita tensão, papel, caneta e calculadoras nas mesas dos dirigentes, esses eram os acessórios que não puderam faltar logo no início da apuração, que começou com uma hora e meia de atraso.

No Grupo Principal, que desfilou na terça-feira de carnaval, oito escolas lutavam pelo título.

Nota por nota, a disputa foi emocionante. Até que, a partir do quesito Conjunto as escolas Império de Arariboia, do bairro de São Lourenço, e a escola Folia do Viradouro, de Santa Rosa, protagonizaram uma emocionante disputa, que teve fim no último quesito, Bateria, com a Império do Arariboia tirando 9,5 (totalizando 197 pontos), enquanto a rival assegurou o 10 (totalizando 197,5 pontos) e arrebatou o tricampeonato. A Folia do Viradouro é a detentora dos títulos de 2015, 2016 e agora 2017.

“Estamos muito felizes com o resultado do nosso carnaval. Apesar do ano de crise, conseguimos levar um desfile digno para a avenida, ou melhor pra Rua da Conceição. A nossa comunidade merece sempre o melhor e é com muito orgulho que recebemos este suado troféu. Foi emocionante, lutamos muito com a Império de Arariboia, mas estamos mais fortes, somos tricampeões”, declarou um dos membros da diretoria da escola.

“Fizemos de tudo pra vencer, estou muito triste porque chegamos a ficar meio ponto na frente da Folia do Viradouro, mas infelizmente não conseguimos, coisas do carnaval, bola pra frente e ano que vem tentaremos a vitória”, lamentou José Henrique baterista da Império de Arariboia.

A Alegria da Zona Norte, da comunidade do Bernardino, no Fonseca, viu a tristeza de perto ao perder logo no início ao ser penalizada em 3,5 pontos e acabou rebaixada para o Grupo A. Outra que amargou o descenso foi a Souza Soares, localizada em Santa Rosa, que perdeu dois pontos por não ter o número exigido de componentes na avenida e terminou em último lugar.

Revoltados com o rebaixamento, muitos foliões não aguentaram e caíram no choro após a apuração.

“Isso não pode, me sinto roubada. Esse regulamento nos prejudicou”, gritava uma integrante da Alegria da Zona Norte.

“Meu Deus, o trabalho inteiro de um ano! Não sei o que fazer, meu Deus! A minha escola rebaixada depois de tanta luta”, chorava outro folião da Souza Soares.

Se para uns o resultado da apuração do Grupo Principal foi motivo de desespero e choradeira, para outros foi de alívio. A Combinados do Amor ficou em terceiro, com 196,5 pontos, seguida de Unidos da Região Oceânica (191,5); Sabiá (190) e Grupo dos 15 (190,5)

No Grupo A, a Mocidade Independente de Icaraí confirmou o favoritismo e levou o título, com 198,5 pontos, desfilando no próximo ano no Grupo Principal. Em segundo lugar, com 198 pontos, ou seja, resultado apertadíssimo foi a Escola de Samba Magnólia Brasil, que também desfilará em 2018 no Grupo Principal. A apuração foi tensa, com as escolas alternando posições durante todo o tempo, até que no quesito Conjunto a Magnólia Brasil levou uma nota 9, desestabilizando e sendo fator principal para o resultado final. Duas escolas desceram para o Grupo B: Tá Mole mas é Meu e Cacique da São José.

No Grupo B quem levantou o troféu foi a Bem Amado, da Grota do Surucucu, em São Francisco. A escola fechou a apuração com 194,5 pontos. Em segundo lugar ficou a Amigos da Ciclovia, com 190 pontos. Neste Grupo três escolas foram rebaixadas e ano que vem serão avaliadas para voltar a desfilar entre as demais. São elas: União da Engenhoca, que ficou em 6º lugar com 180 pontos, a Unidos do Maruí ficou em 7º lugar com 169 pontos e, por fim, em 8° lugar a União do Barro Vermelho com 147,5 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + oito =