Fogos de Artifício podem ser perigosos para seu pet
O Natal e o Réveillon estão próximos, e essa é uma época temida pelos tutores de animais de estimação. Os barulhos causados pelas festas, fogos de artifícios e sons altos muitas vezes deixam os pets desorientados, podendo se machucar ou fugir de casa.
“Esse medo de fogos de artifício e outros sons é uma fobia muito comum principalmente nos cães e gatos. É normal eles se assustarem com o barulho alto e repentino. É nosso dever, como uma empresa que preza pelo bem-estar dos animais, orientar a todos quanto a essa questão”, explica o médico veterinário responsável pela Petner, startup de atendimento domiciliar para cães e gatos, Dr. Gustavo Drummond.
O especialista aponta que como não temos controle em relação aos fogos, é possível ajudar os pets a ficarem mais tranquilos com algumas atitudes, como: “Antes da época das festas, o ideal é dessensibilizá-los.
Uma dica é utilizar vídeos com sons de fogos. Se o seu pet costuma ficar com medo de barulhos em geral, é indicado oferecer um petisco funcional que pode tranquilizá-lo. É importante não o deixar sozinho e nem preso em correntes, pois pode acabar se sufocando. Seja companhia e tranquilidade para o seu pet.
É um período delicado, mas ele passa. Dessa forma, você poderá amenizar todos os problemas causados por fogos de artifício. Siga sempre a indicação médica.” completa Gustavo.