Fifa anuncia candidatos ao prêmio de melhor do Mundo

A Fifa anunciou as três finalistas à categoria de melhor jogadora do mundo na manhã de ontem, em Londres. A brasileira Marta, vencedora por cinco vezes e indicada em 14 oportunidades, mais uma vez está entre as seletas indicadas e concorre ao lado de Ada Hegerberg e Dzsenifer Marozsan, do Lyon, da França. Marozsan também é capitã da seleção alemã.

O resultado final acontecerá no dia 24 de setembro também na capital inglesa. Vale lembrar que o prêmio leva em conta o que os atletas desempenharam apenas durante a temporada, entre os dias 7 de junho de 2017 e 15 de julho de 2018.

A brasileira atualmente está no Orlando Pride, dos Estados Unidos, e é a maior vencedora da competição, com cinco títulos enfileirados entre 2006 e 2010. O ano de 2015 foi a primeira vez na qual Marta ficou de fora da lista de dez indicadas e, no ano seguinte, voltou ao grupo graças ao bom desempenho vestindo a camisa da Seleção Brasileira nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em 2017 novamente ficou de fora da disputa do prêmio The Best da Fifa.

Neste ano, as três finalistas passaram por sete candidatas: Lucy Bronze, Pernille Harder, Amandine Henry, Sam Kerr, Saki Kumagai, Megan Rapinoe e Wendie Renard. Na edição de 2017, a grande vencedora foi a holandesa Lieke Martens, que concorreu com a venezuelana Deyna Castellanos e a sempre favorita Carli Lloyd, dos Estados Unidos. O ápice da ganhadora na última temporada foi quando ajudou a Holanda a conquistar o título europeu de seleções.

A escolha dos concorrentes ao The Best ocorre através de votação entre jornalistas das nações filiadas à Fifa, capitães e treinadores das seleções mundo afora. O público também participa da escolha em votação no site oficial da entidade. As categorias têm peso igual na soma final. Cada eleitor indica as atletas que considera os três melhores do mundo na última temporada, atribuindo cinco pontos ao primeiro colocado, três ao segundo e um ao terceiro. O vencedor é aquele que tem maior soma no final.

Messi de fora

O prêmio de melhor jogador não contará com a presença de Lionel Messi, que fazia parte dos finalistas deste 2007. Os jogadores escolhidos foram Cristiano Ronaldo, Mohamed Salah e Luka Modric.

O português briga pela sua sexta premiação e tem como trunfo a conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid como artilheiro da competição. O croata também foi importante no terceiro título europeu consecutivo dos madrilenhos e ainda conta com o fato de ter chego na decisão da Copa do Mundo com o seu país sendo eleito o melhor jogador do torneio. Já Salah corre por fora com uma temporada espetacular pelo Liverpool, onde conquistou o Campeonato Inglês e chegou a decisão da Liga dos Campeões.

Finalista da temporada passada, Neymar não chegou a figurar nem entre os 10 finalistas desta temporada. O brasileiro acabou não desempenhando o que era esperado dele na Copa do Mundo pelo Brasil e sofreu uma lesão que acabou prejudicando-o durante a temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 5 =