Fies 2020 registra baixa adesão

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2020) registrou baixa adesão. De acordo com relatório elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apenas 53% das vagas foram preencidas.

O resultado ficou distante da meta de 78% e é o menor resultado desde a implementação do Novo Fies, em 2018. Naquele ano, foram preenchidas 82% das vagas ofertadas e, em 2019, 85%. Foram ofertadas, a cada ano, 100 mil vagas.

A razão apontada pelas instituições privadas é a pandemia do novo coronavírus. Na avaliação de Sólon Caldas, Os alunos foram diretamente impactados pelo momento complicado na economia, causado pela covid-19.

“Tivemos um problema muito forte, a pandemia. Com isso, muitas pessoas tiveram prejudicadas as suas rendas. Muitos perderam emprego e tiveram carga horária reduzida e, consequentemente, a redução do salário. O prejuízo econômico que a pandemia trouxe ao país atingiu os alunos que, por sua vez, não tiveram condições ou não quiseram contrair um financiamento com a incerteza do momento”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + sete =