Festival de Coros do Programa Aprendiz no Teatro Popular

No dia 10 de outubro vai acontecer, às 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, O V Festival de Coros do Programa Aprendiz. Nesta edição, vão se apresentar os grupos formados por alunos das unidades escolares atendidas pelo Programa Aprendiz e o Coro da Sala Aprendiz. O Festival também contará com a participação de outros quatro coros Infanto-Juvenis: Clube do Coral CLAC, Coral Agnes Moço, Coral Jovem de Itatiaia e Coral Juvenil da Rocinha.

Regido pela maestrina Fátima Mendonça, do Programa Aprendiz – Música na Escola – iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói. O Coro é composto por crianças e jovens entre 10 e 23 anos, que compõe as classes de Canto e Iniciação Musical do Aprendiz, além de professores. A performance aposta em refinamento e inovação. Atualmente o grupo se apresenta com até oito vozes abertas simultaneamente, além de executar percussão corporal em uma das canções
Formados por cerca de 100 crianças, o grupo reúne os coros escolares da rede municipal de educação que fazem parte do Programa Aprendiz – Música na escola.

Desde 1995, a Escola de Música da Rocinha mantém a atividade de Canto Coral para crianças, adolescentes e jovens. Esta ação, assim como os cursos de instrumentos oferecidos na escola, cumpre o papel de contribuir para a formação geral dos alunos, possibilitando o acesso ao estudo da Música e aumentando suas chances de obterem bom rendimento na escola regular.

O grupo trabalha com repertório variado que engloba tanto a música popular quanto a erudita e a de tradição oral. Já participou de diversos encontros na cidade do Rio de Janeiro, Campos, Teresópolis, Maceió e São Paulo. Ao longo de sua história o grupo atuou em gravações, com destaque para a participação nos CDs da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro (1998) e dos músicos: Joanna (2002), João Bosco (2002), e em 2001 lançou seu primeiro CD: PAZ – Coro da Escola de Música da Rocinha. Também foi destaque nos programas de Fátima Bernardes e de Luciano Huck, além de envolver-se em shows com ícones da musica nacional e internacional.

Os ingressos custam R$ 2, a classificação etária é livre e o Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-6101.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =