Festa da Bastilha – Vive la France em Niterói no Reserva Cultural

Com o apoio da Prefeitura de Niterói, a Fênix Filmes, a Imovision e o Reserva Cultural em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro apresentam o evento “Festa da Bastilha – Vive la France em Niterói”. O evento terá duração de três dias, de hoje (14) a 16, e sua programação contará com quatro filmes inéditos, além de eventos musicais e gastronômicos que fazem parte da cultura francesa.

O principal objetivo é criar uma data comemorativa para o cinema francês no Brasil, e jogar luz na relação França/Brasil bem como, retribuir toda a bagagem cultural concedida ao nosso país, desde a chegada da missão francesa em terras brasileiras, no século XIX. A ideia central é criar ‘O Dia Nacional do Cinema Francês’, que surgiu após a divulgação do Novo Acordo de Coprodução de Audiovisual entre Brasil e França. De acordo com Priscila Miranda, diretora da Fênix Filmes: “Espera-se que a partir de 2018, todas as salas de cinema do Brasil passem a exibir pelo menos um filme francês, no dia 14 de julho”.

Brice Roquefeuil, o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro comentou. “Nesse ano, queremos comemorar o dia 14 de julho com um evento popular para as famílias e os amantes da cultura e da gastronomia francesa. As pessoas vão poder celebrar a amizade franco-brasileira com um bom pot-au-feu, um pouco de acordeão, de samba e uma boa programação cinematográfica”, apontou.

Para abrir o evento, o diretor e ator Arnaud Viard apresenta sua comédia inédita “Amor, Paris e Cinema” na noite de hoje, às 21h.

No sábado, 15 de julho, acontece o evento gastronômico “Festa da Bastilha – Vive la France em Niterói”– entre 12h30min e 22h. A Reserva Cultural de Niterói se transformará num reduto francês com uma rica programação musical, cinematográfica e gastronômica, desde a hora do almoço até à noite. Uma forma de comemorar os laços cada dia mais fortes que a França tem com Niterói e seus cidadãos. Comemorando essa amizade franco-niteroiense, grandes chefs franceses e brasileiros participarão da comemoração do dia nacional da França em Niterói, com iguarias francesas a preços populares, em torno de R$ 25.

À frente da parte gastronômica estão o prestigioso chef francês Roland Villard e a produtora Danni Camilo. Para Roland, “É sempre um grande prazer apadrinhar a comemoração do dia nacional do meu pais, é uma honra ter sido convidado pelo Consulado da França no Rio para reunir amigos e chefes, franceses e brasileiros, prestigiando assim a nossa rica e maravilhosa gastronomia.”

Vários chefs já confirmaram presença como Christophe Lidy, que fará um frango Riesling com spaetzle (receita oriunda da Alsace, região francesa vizinha da Alemanha), Flávia Quaresma um coq au vin, Katia Hannequim o clássico pot-au-feu, Frederic Monnier o famoso cassoulet (prato da região de Toulouse), Robert Ciasca, além de Arnaud Gouxette, Emanuel Pinheiro, Noemia Ribeiro… O querido padrinho do evento Roland Villard também terá uma barraca e servirá o tradicional Aligot com linguiça (especialidade da região montanhosa do centro do país). E claro, não faltarão os maravilhosos doces franceses como os macarons da Adriana Medeiros (Gustative) e a tradicional mousse de chocolate da Vitoria Jardim (Copa Star) e do Bruno Hamad. Como uma típica festa francesa, queijos terão seu lugar reservado com a curadoria do Ronan Kerrest (Queijo com sotaque).

A Secretaria de Cultura /FAN da Prefeitura de Niterói instalará um palco no Reserva Cultural a partir das 15h, em que irão se apresentar a francesa Valerie Lu, o pianista e acordeonista niteroiense Marcos Nimrichter, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz e o carioca DJ MAM em dupla com o violinista francês Nicolas Krassik.

No domingo, 16, às 17h, será exibido “À Sombra de Duas Mulheres” com direção de Philippe Garrel. Pierre e Manon produzem documentários de baixo orçamento e vivem de pequenos bicos. Quando Pierre conhece uma jovem estagiária, Elisabeth, ela se torna sua amante. Mas Pierre não quer deixar Manon – ele quer continuar com as duas mulheres. Elisabeth descobre que Manon tem um amante e conta a Pierre. Pierre volta para Manon, a mulher que ele ama de verdade. Sentindo-se traído, ele implora por seu amor, deixando Elisabeth de lado.

Às 19h “Monsieur & Madam Adelman” com direção de Nicolas Bedos. Como Sarah e Victor fizeram para suportarem-se por mais de 45 anos? Quem era de verdade essa mulher enigmática que vivia à sombra de seu marido? Amor e ambição, traições e segredos alimentam essa odisséia de um casal fora do comum.

O Reserva Cultural Niterói fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos. Mais informações pelo telefone (21) 3604-1545.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *