Feriado de São João: saiba o que funciona em Niterói

Nessa sexta-feira (24) é feriado em comemoração ao Dia de São João Batista, padroeiro da cidade de Niterói. Por isso, alguns serviços públicos e privados sofrerão alterações em seus horários de funcionamento.

Previsão do tempo

Os niteroienses que querem aproveitar o feriado fora de casa e apreciar as praias da cidade, a sexta-feira (24) é o dia ideal, porque será com sol sem chances de chuva. A mínima será de 18º e máxima de 27º.

Já no final de semana, o clima muda. Sábado (25), a mínima será de 19º e máxima de 23º, com sol entre nuvens pela manhã e à tarde com pancadas de chuvas, que permanecem até o anoitecer.

Domingo (26), será um dia chuvoso. Mínima de 18º e máxima de 20º.

Comércio

Na sexta-feira (24), o Plaza Shopping terá horário especial. As lojas e quiosques vão funcionar das 15h às 21h; Praça de alimentação das 12h às 21h; Restaurantes e cinemas vão seguir a sua programação. Vale ressaltar que sábado e domingo o horário de funcionamento do Plaza será normal.

O comércio de rua da cidade será facultativo, e caberá a cada lojista determinar se abrirá ou não.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as agências não terão atendimento no feriado de sexta (24). As contas que vencem nesse dia podem ser pagas no dia útil seguinte, sem multas ou juros. Outra opção é o acesso a canais alternativos para realização de operações bancárias.

“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento.

Trânsito na cidade

A Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) preparou um esquema especial para circulação de veículos no Centro da cidade, para o dia 24, entre às 17h e 19h, horário da procissão.

A NitTrans informa que irá interditar parcialmente algumas vias no Centro e estará presente durante todo o evento com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A procissão começará na Catedral Metropolitana de São João Batista, na Praça Dom Pedro II, e seguirá pelas ruas Barão do Amazonas, Coronel Gomes Machado, Evaristo da Veiga, Avenida Amaral Peixoto, Visconde de Sepetiba e São João, retornando à Catedral.

Uma faixa de rolamento de cada via será interditada durante a passagem da procissão.

A NitTrans irá disponibilizar quatro operadores e dois veículos de patrulha de trânsito para atuar no evento. Já a festa na Catedral, em comemoração ao Dia de São João Batista, não terá interdição das vias.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, durante o feriado de São João, as unidades de urgência e emergência do município estarão funcionando 24 horas por dia, como os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca.

O Samu estará de prontidão com sua frota completa. Também estarão com funcionamento normal a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) e os serviços de Residência Terapêutica (SRT). Não haverá vacinação ou testagem para Covid-19 nesta data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.