FERIADÃO AUMENTA RISCOS DA COVID NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO

Estima-se que mais de 200 mil veículos tenham se deslocado das 17 até 22 horas no percurso do Rio de Janeiro a Cabo Frio-Silva Jardim e Nova Friburgo, com baixíssimo registro de movimento no sentido contrário. Mas houve movimentação também das cidades interioranas no sentido de centros turísticos próximos ou de outros estados.

A intensa movimentação nas faixas de rolamento da Ponte, no sentido de Niterói, chegou a registrar o dispêndio de 46 minutos para se cumprir os 13 km do traçado entre a Avenida Brasil e Praça do Pedágio.

A situação é preocupante pois estima-se o transporte, em carros de passeio, de mais de meio milhão de pessoas saindo da capital, municípios da Baixada ou de cidades servidas pela Rio-Dutra.

“É o vírus que está sendo transportado de cidades com altos números de registros de infecções, para as cidades do interior, que não se precaveram com a manutenção de barreiras sanitárias”, avaliou um sanitarista na expectativa de comparar estatística da Covid no período de sexta-feira, dia 3, com o dia 8. A avaliação abrangeria cidades com mais pessoas partindo para viagens e as que estão recebendo mais visitantes.

Nove empresas disputam a 17ª Rodada de Licitações da ANP em outubro

Com a aprovação da inscrição da 3R Petroleum Óleo e Gás S.A. pela Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), chegou a nove o total de empresas inscritas para participar da 17ª Rodada de Licitações de Blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural. O leilão está marcado para o dia 7 de outubro. Comunicado foi publicado sexta-feira (3) pela ANP, no Diário Oficial da União.

Além da 3R Petroleum Óleo e Gás S.A., as áreas ofertadas serão disputadas pela Petrobras e pelas empresas Chevron Brasil Óleo e Gás Ltda., Shell Brasil Petróleo Ltda., Total Energies EP Brasil Ltda., Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda., Murphy Exploration & Production Company, a Karoon Petróleo e Gás Ltda e a Wintershall Dea do Brasil Exploração e Produção Ltda.

Na 17ª rodada, estarão em oferta 92 blocos com risco exploratório, totalizando uma área de 53,93 mil quilômetros quadrados. Os blocos estão localizados em 11 setores de elevado potencial e de nova fronteira de quatro bacias sedimentares marítimas brasileiras, que são Campos, Pelotas, Potiguar e Santos.

Segundo a ANP, as companhias inscritas atendem todos os requisitos previstos no edital e estão aptas a participar da rodada. A inscrição é obrigatória e individual mesmo para as empresas que pretendem apresentar oferta mediante consórcio, informou a agência. “Cumpridas as exigências estabelecidas no edital e tendo a inscrição julgada e aprovada, a empresa poderá apresentar ofertas somente para os blocos localizados nos setores para os quais tenha efetuado o pagamento de taxa de participação e aportado garantia de oferta”, informou a agência.

O processo de qualificação das vencedoras como operadora A, B ou não-operadora será feito na sessão pública de apresentação de ofertas, no dia 7 de outubro. O procedimento vem sendo adotado desde a 13ª Rodada.

Romaria à Aparecida

A expectativa é de que a festa pela Padroeira do Brasil vai levar à cidade paulista de Aparecida um número recorde de fiéis, especialmente dos que estão em busca de bençãos pelos enfermos ou vão agradecer a proteção alcançada com a recuperação de vítimas da Covid, além dos que vão reverenciar os seus mortos.

A data também é dedicada às Crianças e cairá numa terça-feira.

O ideal é que o deslocamento ocorra com antecedência e com o desdobramento dos fiéis nas missas do sábado e domingo anteriores, que terão o mesmo brilho solene do dia 12 e serão mais reflexivas em relação à hiperconcentração prevista para o Dia da Padroeira.

O planejamento tem de ser cuidados com vistas a alojamentos e ao movimento nas rodovias.

Empresas menores

A nova política tributária a ser implantada a partir de janeiro deverá ocasionar uma fragmentação de empresas de médio porte, especialmente as integradas por membros de um mesmo núcleo familiar, como forma de reduzir a taxação sobre o pagamento de dividendos e de lucros.

Mesmo com o a aprovação do texto no Senado ainda não definida, acredita-se que os empresários tributáveis sofrerão descontos de 15% em seus ganhos mensais.

Também não está definida a grandeza permitida às empresas para não serem atingidas na tributação sobre dividendos.

Dia da Imprensa

Na era dos “fake-news” não há comemoração pelo Dia da Imprensa, no dia 2 de setembro, data da chegada ao Brasil do “Correio Braziliense”, editando na cidade de Londres, em 1808, pelo gaúcho Hipólito José da Costa, época de proibição de funcionamento de gráfica no país.

A Coroa Portuguesa, porém, lançou o seu órgão de comunicação, no dia 10 de setembro, que passou a ser a data comemorativa do surgimento do primeiro jornal brasileiro.

No governo FHC campanha da Abrajori acatada pelo senador Nelson Marchezan fez justiça, mudando a comemoração para o dia festivo do primeiro jornal independente lançado por brasileiros e para lutar pela Independência, alcançada 14 anos após.

A campanha foi iniciada em Niterói e no Rio Grande do Sul.

Pegou mal

O governador Cláudio Castro herdou a chocante imagem de Wilson Witzel com relação ao combate à violência.

Agora seu governo é apontado pela UFF na liderança de homicídios decorrentes da repressão policial: 833 casos, só este ano.

Também se desgastou ao romper, inesperadamente o acordo com a Prefeitura de Niterói para a manutenção “Niterói Presente”, que tem alcançado êxitos na redução da criminalidade, de forma mais inteligente.

O ato foi considerado político porque o programa engrandecia o seu criador, Rodrigo Neves, que concorrerá com ele na sucessão governamental de 2022.

O jogo da Covd

O Governo do Estado está perdendo para Niterói no combate à Covid.

O RJ é o segundo no maior número de óbitos e o 12º em eficiência na vacinação.

Ele marcará pontos se inverter esta posição para ser respeitado pelos niteroienses e ser credenciar no cenário estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + vinte =