Federais apreendem meia tonelada de cocaína em blocos de mármore

Augusto Aguiar –

Agentes da Polícia Federal desarticularam, durante a Operação Blockbuster 2, nesta terça-feira (26) um esquema criminoso praticado por uma quadrilha, que exportava blocos de mármore contendo de cocaína para a Europa. Na ação foi apreendido meia tonelada da droga, que seria enviada em uma das remessas.

Três acusados de envolvimento coma quadrilha foram presas em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, onde a carga era movimentada, uma no Rio, e outras duas no Rio Grande do Sul, incluindo o chefe da quadrilha. De acordo com a PF o entorpecente (dentro dos blocos de mármore) seguia para o Porto de Santos (São Paulo), antes de ser enviado para a Europa.

A PF explicou ainda que outros três blocos de mármore ainda faltavam ser rompidos para confirmar se há mais drogas que poderiam ser enviadas para a Europa. A mesma quadrilha já havia transportado para a Europa 200 blocos de mármore em 56 viagens. Segundo as investigações da Polícia Federal, a quadrilha teria evitado o transporte após duas outras apreensões em 2016. No mês de abril deste ano, os criminosos voltaram a atuar, mas estavam sendo monitorados pela Polícia Federal e a quadrilha acabou desarticulada.

Quatro pedras foram encontradas prontas para exportação, no Espírito Santo, mas num primeiro momento apenas uma foi detonada, onde foi encontrado cerca de 500 quilos de cocaína. Segundo as investigações, os criminosos até transportavam mármore para a Europa de forma regular, para camuflar o trabalho criminoso que era feito. Algumas negociações eram realizadas com empresas do exterior, para fazer parecer uma empresa de transporte de pedras. Além dos seis Mandados de Prisão Preventiva, foram cumpridos 14 Mandados de Busca e Apreensão e bloqueio de bens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =